União pelo bem

Governo de Criciúma lança campanha para arrecadação de alimentos

Ação integra o calendário oficial do Centenário de Emancipação político-administrativa

Por Redação Engeplus

Em 13/04/2025 às 16:27
imagem da noticia
Foto: Eduarda Salazar/Prefeitura de Criciúma

Com o objetivo de reforçar o espírito solidário e marcar as comemorações dos 100 anos de Emancipação político-administrativa de Criciúma, a Administração Municipal lançou nesse sábado, dia 12, a campanha “100 Toneladas de Solidariedade". O lançamento aconteceu durante a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça Nereu Ramos. A ação, que integra o calendário oficial do Centenário, mobilizou a comunidade para arrecadar alimentos que serão destinados a instituições de assistência social do município.

“Esta campanha está sendo promovida pela nossa Comissão Organizadora do Centenário, responsável por desenvolver as ações alusivas aos 100 anos de emancipação de Criciúma. O desafio, junto com a Cruz Vermelha e demais instituições envolvidas, é arrecadar 100 toneladas de alimentos para destinar a quem mais precisa. Tudo isso com um único propósito: transformar a vida das pessoas. Que cada um se sinta tocado com essa ação e pratique a solidariedade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Macari Zapellini, quase dez toneladas já foram arrecadadas desde a primeira reunião decisiva do grupo de trabalho do Centenário de Emancipação, com a Secretaria de Assistência Social e a Cruz Vermelha. A campanha conta com o apoio de supermercados parceiros da região, e continuará ao longo do ano, com pontos de coleta espalhados por toda a cidade, incluindo as instituições que compõem a Comissão do Centenário.

“O objetivo é comemorar o Centenário da cidade olhando para as questões sociais. Todas essas 100 toneladas arrecadadas serão distribuídas pela Cruz Vermelha, Secretaria de Assistência Social e pela FASC Solidária. Então, as pessoas que quiserem participar da campanha podem fazer a doação a quem mais precisa em um desses pontos e demais instituições parceiras”, explicou a presidente.

O presidente da Comissão Organizadora do Centenário, Arleu da Silveira, reforçou a importância da ação para causas sociais do município. “A campanha das 100 toneladas é um grande desafio, mas também uma grande oportunidade de mostrarmos a força da nossa união e solidariedade. É uma honra fazer parte dessa história junto com tantas entidades e pessoas comprometidas com o bem comum”, destacou.

Imposto de Renda na Praça

A manhã solidária também contou com orientação gratuita à população sobre a destinação do Imposto de Renda devido a projetos sociais. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto, sendo 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). A iniciativa é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unesc, o curso de Ciências Contábeis da universidade e o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (SINDICONT).

As comemorações do Centenário

No dia 4 de novembro de 2025, Criciúma comemora 100 anos de emancipação político-administrativa (1925-2025). A Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma, montou uma Comissão que reúne 86 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de Governo, para organizar as diversas ações alusivas ao Centenário. O objetivo é reverenciar a história do município e celebrar suas vitórias.

Colaboração: Eduarda Salazar/Prefeitura de Criciúma

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Eduarda Salazar/Prefeitura de Criciúma

Leia mais sobre:

criciuma,

arrecadação.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral