Projeto de Lei

Criciúma: usina solar para geração de energia nas escolas municipais será chamada de Fazenda Nikola Tesla

Projeto de Lei é de autoria do prefeito Clésio Salvaro e será votado nesta terça-feira

Por Rafaela Custódio -

Em 15/08/2023 às 12:04
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Unsplash/Ilustrativa

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, apresentará na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, desta terça-feira, dia 15, o Projeto de Lei 91/2023, que dispõe da criação de uma fazenda solar, dedicada à captação e conversão de energia solar em eletricidade em larga escala, composta por painéis solares fotovoltaicos

A criação da Fazenda Solar será dedicada à captação e conversão de energia solar em eletricidade em larga escala, sendo composta por painéis solares fotovoltaicos e a energia gerada será utilizada para abatimento nas faturas de energia elétrica das escolas municipais e demais estruturas utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Criciúma. O nome da fazenda solar será ‘Fazenda Solar Nikola Tesla’, em homenagem ao cientista sérvio-croata que ficou conhecido por suas importantes descobertas no campo da eletricidade.

A Fazenda Solar será implantada em área medindo 14.497,47 metros quadrados no distrito do Rio Maina. O objetivo é que, até o final do ano, a usina solar esteja instalada. O projeto de lei autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao Orçamento da Unidade Prefeitura Municipal de Criciúma do exercício de 2023, limitado ao valor de R$ 6.000.000,00 para a construção do local. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A Fazenda Solar, será vinculada à Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivos:

Produção de energia limpa e renovável;
Redução da dependência de combustíveis fósseis;
Sustentabilidade ambiental;
Diversificação da matriz energética;
Redução dos custos de energia;
Contribuição para metas de sustentabilidade e mudanças climáticas.

“Após a instalação, que deve ocorrer ainda neste ano, serão 36 meses para amortização, ou seja, teremos a redução do valor total do investimento. As contas de energia das escolas municipais serão zeradas e o investimento será pago. São gastos cerca de R$ 100 mil por mês com energia nas escolas municipais”, explicou o secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso, em entrevista ao Portal Engeplus, em julho deste ano. A sessão ordinária na Câmara de Vereadores inicia às 17 horas. 

Leia mais sobre:

criciuma,

energia,

politica,

economia,

Clésio Salvaro,

usina solar,

Projeto de Lei 91/2023.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral