Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 23/02/2024 às 10:00Rafaela Pereira Comin, 33 anos, é enfermeira e moradora de Criciúma. Ela está vivenciando a luta contra o câncer a 1 ano e 6 meses. Já passou por três cirurgias, sendo que nos últimos 15 meses já gastou mais de R$500 mil. Rafa, como é carinhosamente chamada por familiares e amigos, precisa novamente passar por uma cirurgia, e dessa vez, embora o plano de saúde faça a cobertura hospitalar, o valor ultrapassa R$100 mil. Quem quiser ajudar pode fazer uma doação via Pix: 07442796907 (Rafaela Pereira Comin).
A jovem iniciou o tratamento em Criciúma final de 2022, quando fez cirurgia e radioterapia. Depois foi para Porto Alegre e descobriu a primeira recidiva, ou seja a volta do câncer. Fez uma cirurgia de grande porte e passou por Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
"Eu já trabalhei em UTI, mas estar como paciente, com acesso central, cateter peridural e bomba de PCA, PAM, sonda vesical, drenos, bota pneumática, uma cicatriz gigante vertical, duas cirurgias em menos de cinco meses, acessos periferico para transfusão sanguínea, não é fácil ser paciente enfermeira. Estar do outro lado é assustador, ter conhecimento de tudo que está acontecendo, você estar na cama, enquanto era você que estava correndo para um lado e outro salvando vidas", comentou. São 12 anos formada e trabalhando na área.
Rafaela teve ainda outras complicações e internações menores. Foram 49 sessões de hiperbarica. Internações para obstrução, outras por infecção. Em setembro de 2023 veio a recidiva de novo e ela resolveu, juntamente com familiares buscar uma conduta médica que fosse acertiva. Iniciou a Químio/Imuno na mesma semana com a equipe do Dr Maluf. Botei Portocath, em São Paulo, e ficou hospedada na casa dos tios.
"Em fevereiro finalizei a químio e o resultado do Pet foi impressionante, para mim também foi a mão de Deus. Mas agora eu tenho mais uma cirurgia de grande complexidade para fazer, o médico falou que pode levar 10 horas de cirurgia. Conto com sua colaboração, o que puder ajudar. Agradecerei de coração. Deus abençoe a todos", finalizou.
Leia mais sobre:
saude,
Moradora de Criciúma,
quarta cirurgia.
Mais uma edição
Vagas limitadas
Vila Nova Esperança
Solidariedade
Mais uma edição
Vila Nova Esperança