Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 07/04/2025 às 15:14As praias do Sul de Santa Catarina estão recebendo visitas mais constantes de elefantes-marinhos. Segundo o professor e coordenador do Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Pedro Castilho, com base nos monitoramentos feitos, os registros vêm aumentando desde outubro de 2024.
“Os elefantes-marinhos estão aparecendo mais desde o ano passado. Não era comum, porém, parece que está acontecendo algo para eles aparecerem com mais frequência. Pode ser relacionado às mudanças climáticas, mas ainda não existem elementos suficientes para definir um motivo ou razão”, informou o professor.
Com base nos monitoramentos feitos pelo Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS), Polícia Militar Ambiental (PMA) e pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, os aparecimentos mais recentes foram registrados nos dias 3 e 31 de março. O último foi um elefante-marinho que apareceu na Praia da Galheta, em Laguna.
Conforme Castilho, no Sul do Estado os elefantes-marinhos aparecem com mais frequência nas praias dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba. “Quando registramos a presença desses animais, precisamos isolar e deixar os elefantes-marinhos longe das pessoas e, especialmente, de animais domésticos para manter seu descanso”, afirmou o coordenador.
Por conta disso, caso aves marinhas, tartarugas ou mamíferos marinhos sejam encontrados nas praias, as pessoas podem entrar em contato com o PMP-BS/Udesc, por meio dos números 0800 642 33341 ou (48) 99116-0264.
Leia mais sobre:
udesc,
sul de santa catarina,
Laboratório de Zoologia,
Elefantes-marinhos.
Experiência
Solidariedade
União pelo bem
Semana Santa
Primeiro encontro
Cerimônia militar
Conscientização
Experiência
Primeiro encontro
Cerimônia militar