Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
Em 13/04/2025 às 15:27A Semana Santa, período sagrado para os cristãos, iniciou neste domingo, dia 13, com as celebrações do Domingo de Ramos em todas as paróquias da Diocese de Criciúma. Fiéis reviveram a entrada de Jesus em Jerusalém, agitando ramos e cantando. O momento marca o início da caminhada rumo ao Calvário.
Para os católicos, a simbologia do ramo retrata o compromisso de seguir Cristo não só nos momentos de glória, mas também nos sacrifícios e desafios da vida cristã. Após benzer os ramos, os fiéis são convidados a colocarem as folhagens junto a crucifixos, na porta de casa ou em outro local de destaque. No ano seguinte, esses ramos secos serão queimados para produzir as cinzas usadas na Quarta-feira de Cinzas, fechando o ciclo litúrgico.
Programação da Semana Santa
Na Quinta-feira Santa, a liturgia terá dois momentos. Às 9h30, o bispo Dom Jacinto preside a Missa do Crisma na Catedral São José, no Centro. Nesta celebração, os padres da Diocese de Criciúma renovam publicamente suas promessas sacerdotais, enquanto são abençoados os óleos santos que serão utilizados nos sacramentos do batismo, unção dos enfermos, crismas e ordenações presbiterais ao longo do ano.
À noite, às 20 horas, o bispo diocesano presidirá a Missa da Ceia do Senhor, chamada popularmente de Lava Pés. A celebração recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, além do gesto do lava-pés, que manifesta o mandamento do amor e o serviço como caminho para o seguimento de Cristo.
Na Sexta-feira Santa, os católicos relembram o sacrifício de Jesus na cruz. A Celebração da Paixão do Senhor, quando os fiéis acompanham liturgias e fazem adoração, será realizada às 15 horas, também na catedral. Nessa data, acontece também a coleta em prol da Terra Santa, destinada à manutenção dos lugares sagrados e à assistência aos cristãos.
No Sábado Santo, às 19 horas, ocorrerá a Vigília Pascal, considerada a “mãe de todas as celebrações”. A liturgia da luz, a proclamação da Páscoa e a renovação das promessas batismais marcam a espera pela ressurreição de Cristo. Dom Jacinto abençoará o fogo e dará início ao novo ano litúrgico, novamente na Catedral. Neste mesmo dia o Círio Pascal é aceso. A vela tem fixada, em sua cera, cinco cravos simbolizando as Cinco Santas Chagas de Cristo.
Por fim, no Domingo de Páscoa, a igreja celebra a ressurreição de Jesus. A catedral realizará quatro missas: às 8 horas, 10 horas, 17 horas e 19 horas.
Colaboração: Tiago Clezar/Comunicação da Diocese de Criciúma
Leia mais sobre:
Semana Santa,
Domingo de Ramos,
Religião.
Último adeus..
Vídeos e fotos
Último adeus..
Vídeos e fotos