Por Redação Engeplus
Em 07/04/2025 às 19:06Este domingo, dia 6, foi dia de Cãominhada em Morro da Fumaça, quando os cães e seus tutores tomaram as ruas da área central da cidade. A primeira edição do evento, promovido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), em parceria com o Departamento de Cultura, homenageou o Dia Mundial dos Animais de Rua, celebrado na última sexta-feira, 4 de abril, e buscou conscientizar sobre a problemática do abandono e maus-tratos contra animais domésticos.
Ao todo, cerca de 100 animais participaram do evento e dois cães foram adotados durante a ação. Presente no evento, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, celebrou o engajamento da população e destacou a importância da realização de atividades voltadas para esse tema.
“Eventos como esse são fundamentais para sensibilizar a sociedade, promover a educação e conscientizar a todos sobre a causa animal, que também é uma questão de saúde pública. Devemos sempre combater os maus-tratos e incentivar o respeito e o cuidado com os animais”, afirmou.
Segundo a diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, uma grande adesão da população compareceu com os animais. "Foi uma bela tarde para celebrar o cuidado e a proteção aos animais, divulgar o trabalho da Fumaf, das nossas Organizações Não Governamentais (ONGs) e proporcionar interação entre todos que apoiam a causa animal”, ressaltou.
Além da caminhada, da Praça Fernando Zanatta até a antiga rodoviária municipal, na rua Eugênio Pagnan, o evento contou com feira de adoção, venda de alimentos e bebidas por parte das ONGs de causa animal do município, sorteio de brindes, apresentação de adestramento, atendimento para esclarecer dúvidas de questões veterinárias, e outras atividades.
A ação educativa teve apoio da Secretaria de Saúde, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça e do curso de medicina veterinária da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
A primeira Cãominhada de Morro da Fumaça também foi um evento integrante do programa Viva MF, iniciativa do Governo Municipal idealizada pelo Departamento de Cultura e Turismo fumacense, para proporcionar mais atividades e programações culturais para a comunidade no centro da cidade. Em caso de chuva, o evento será transferido para uma nova data.
Colaboração: Fernanda de Maman/Prefeitura de Morro da Fumaça
Leia mais sobre:
Cãominhada,
Morro da Fumaça,
Fumaf.
Experiência
Solidariedade
União pelo bem
Semana Santa
Primeiro encontro
Cerimônia militar
Conscientização
Experiência
Primeiro encontro
Cerimônia militar