Patrimônio imaterial

Rota gastronômica documentará registros históricos do x-salada em Criciúma

Um livro será criado com todas as memorias coletadas

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 24/04/2025 às 15:03
imagem da noticia
Foto: Especial/Engeplus

Por conta da popularidade do x-salada em Criciúma, a comida considerada um patrimônio imaterial é uma das principais comemorações do centenário de emancipação político-administrativa do município, denominada ‘X-Centenário’. Uma das iniciativas criadas é a realização de uma rota gastronômica para documentar os registros históricos dos estabelecimentos.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Zappelini, uma comissão organizadora foi montada pela Administração Municipal, que está visitando os estabelecimentos e documentando os dados históricos. Nesta sexta-feira, dia 25, o grupo estará no Barão Lanches, que teve o primeiro chapeiro do município, em 1977. 

“Essa rota gastronômica que estamos fazendo é apenas uma das comemorações em alusão ao x-salada em Criciúma. As visitas são para documentarmos registros históricos e também para cadastrarmos os estabelecimentos em um concurso para população escolher os 15 melhores x-saladas do município. De 100 estabelecimentos, ainda faltam 60 a serem visitados. No final, um livro será criado com todos os registros históricos”, informou a presidente. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Ranking dos melhores 

Além da rota gastronômica, o concurso para escolher o ranking dos melhores x-saladas de Criciúma será realizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini, localizado no bairro Próspera. Porém, a data da iniciativa ainda não foi definida pela Fundação Cultural de Criciúma, pois os estabelecimentos continuam sendo visitados. A ideia do concurso foi uma iniciativa do prefeito de Criciúma Vagner Espíndola

“Eu sou um completo apaixonado por x-saladas, que na minha opinião representa bem a identidade de Criciúma. Então, tivemos a ideia de colocarmos nos cardápios dos estabelecimentos do município a opção ‘x do século’. Eu imagino que virá produções com os ingredientes que a cidade já está acostumada e os nomes em homenagem ao centenário de emancipação”, contou. 

Ainda, confira abaixo outras ações do X-Centenário: 

• Festival do X-Salada Delivery: Uma semana dedicada ao X-Salada Centenário, com promoções especiais e opções de entrega, garantindo que todos possam participar.

• Selo X-Salada Centenário: Certificação oficial em comemoração ao centenário para os estabelecimentos participantes.

• X-Salada Social: Cada estabelecimento participante escolherá entidades sociais para distribuir lanches e realizar doações em uma semana de ações solidárias.

Leia mais sobre:

criciuma,

x-salada,

100 anos,

Rota Gastronômica,

Centenário de emancipação.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral