Por Redação Engeplus
Em 04/04/2025 às 11:05Talvez pareça exagero, mas é possível dizer que todo criciumense já provou ao menos um X-Salada em algum momento da vida. O lanche, símbolo gastronômico da cidade, tornou-se patrimônio cultural imaterial de Criciúma em 2023, refletindo sua importância na história e na memória local.
Nessa quinta-feira, dia 3, a Comissão do Centenário de Emancipação Político-administrativa promoveu o primeiro encontro com proprietários de estabelecimentos que servem esse prato emblemático, visando discutir ações que reforcem e valorizem a cultura local. Na ocasião, o prefeito Vagner Espíndola, um entusiasta do x-salada, agradeceu a contribuição dos empresários para a construção da identidade cultural, gastronômica e econômica da cidade e os incentivou a participar das comemorações do centenário.
“Vocês aqui hoje representam toda essa cadeia produtiva econômica da cidade. Além da questão gastronômica do x-salada, todos vocês, em seus estabelecimentos, geram empregos e alimentam famílias. Comemorando o nosso centenário, queremos dar uma importância ainda maior ao ‘Xis’ nessas celebrações. A ideia inicial é incluir no cardápio de cada estabelecimento o 'X do Século', o 'X Centenário'”, destacou o prefeito.
Segundo Cristiane Maccari Uliana Zappelini, presidente da Fundação Cultural, uma das principais iniciativas do projeto é coletar entrevistas com os fundadores dos primeiros estabelecimentos da cidade, buscando conhecer as histórias e compreender a origem das receitas que se tornaram símbolos de Criciúma. Essas narrativas serão essenciais para documentar o processo de criação do tradicional lanche, preservando o legado gastronômico local.
“Além disso, em comemoração ao centenário, será lançada a Rota Gastronômica do X-Salada, uma proposta que visa destacar os estabelecimentos participantes dessa celebração histórica. Também será realizado um festival gastronômico, que escolherá os 15 melhores da cidade, com direito a um selo comemorativo e o título de X-Centenário”, detalhou Cristiane.
O influenciador gastronômico Fernando Brunel, escolhido pelos representantes dos estabelecimentos como presidente da comissão organizadora do Festival do X-Centenário, destacou a importância da iniciativa.
“Em Criciúma existem mais de 100 lanchonetes e eu já visitei 73 delas nos últimos dois anos. Dar mais visibilidade ao X-Salada é importante para as lanchonetes, para o emprego que elas geram, para o produtor de carne, para quem produz o pão e para quem planta os legumes e verduras. Destacar o X-Salada no ano do centenário prova que estamos no caminho certo”, ressaltou Fernando.
Conheça as principais ações do X-Centenário:
• Ranking das 15 Melhores Receitas: Um concurso especial para eleger os melhores X-Saladas da cidade, premiando os estabelecimentos mais criativos e saborosos.• Criação da Rota Gastronômica do X-Salada: Um catálogo interativo com endereços e informações dos estabelecimentos participantes, facilitando o acesso dos consumidores.
• Festival do X-Salada Delivery: Uma semana dedicada ao X-Salada Centenário, com promoções especiais e opções de entrega, garantindo que todos possam participar.
• Selo X-Salada Centenário: Certificação oficial em comemoração ao centenário para os estabelecimentos participantes.
• X-Salada Social: Cada estabelecimento participante escolherá entidades sociais para distribuir lanches e realizar doações em uma semana de ações solidárias.
Leia mais sobre:
criciuma,
x-salada.
Mesa de negociação
Patrimônio
Obras paradas
Nostalgia
Cooperativismo
Criciúma
Números
Obras paradas