Por Redação Engeplus
Em 17/06/2025 às 11:30A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), por meio de seu Serviço do Idoso, está realizando uma série de ações em alusão ao Junho Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.
Nesta segunda-feira, dia 16, o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) recebeu a primeira de uma série de palestras para os idosos participantes, abordando as diversas formas de violência – física, psicológica, negligência, abandono, abuso financeiro e institucional – e os canais de denúncia.
A equipe do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) já iniciou as atividades, que incluem rodas de conversa com especialistas e atividades de conscientização. As palestras no CCTI seguem até a próxima sexta-feira, dia 20, com o objetivo de alertar sobre a importância de garantir os direitos e a dignidade desse público.
As ações ganharam destaque especial no dia 15, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, quando a cor violeta (ou lilás) simboliza a campanha. Segundo o coordenador do CCTI, Adrian Miguel, a campanha Junho Violeta é fundamental para assegurar que os idosos vivam com dignidade e segurança. "É crucial garantir que os idosos tenham seus direitos respeitados e que possam viver livres de violência e maus-tratos", ressaltou.
Colaboração: Milena dos Santos
Leia mais sobre:
criciuma,
afasc.
Arte e memória
Orleans
Semana de Imersão
Ingresso gratuito
Infraestrutura
Balneário Rincão
Estrutura ampliada
Arte e memória
Semana de Imersão
Ingresso gratuito
Estrutura ampliada