Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 01/07/2025 às 11:12A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) prepara, para a próxima segunda-feira, dia 7, o lançamento de uma campanha regional com foco na busca por uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos, na BR-101, considerado um dos maiores gargalos de infraestrutura do Sul catarinense.
A iniciativa, conforme anunciado pelo presidente da Acic, Franke Hobold, contará com o apoio de diversas associações empresariais da região Sul de Santa Catarina, como as de Tubarão, Araranguá, Içara, Orleans e Braço do Norte. “Vamos mostrar força regional. Todas as grandes associações empresariais da nossa região também estarão nessa campanha para que esse assunto não seja esquecido, nem adormecido”, afirmou Hobold em entrevista ao Portal Engeplus.
O objetivo é unir lideranças e pressionar os governos estadual e federal pela retomada do debate e definição de uma alternativa viável para o trecho da BR-101 que corta o Morro dos Cavalos, em Palhoça. O local é frequentemente afetado por deslizamentos e interrupções no tráfego, prejudicando o escoamento de produção e o deslocamento de pessoas em todo o Sul do estado.
“Vamos ao governo do Estado, vamos ao governo federal, mas, principalmente, queremos lembrar à nossa própria região que nós não podemos esquecer isso. Precisamos cobrar solução, manter esse tema vivo e presente no debate público”, ressaltou.
Segundo Hobold, a entidade não pretende impor uma solução técnica, mas sim reforçar a urgência da intervenção. “Se a solução é o túnel, se é uma via lateral, não sabemos. Quem tem que definir isso são as autoridades competentes. O que sabemos é que precisamos de uma solução, e já passou da hora”, frisou.
A campanha será oficialmente apresentada na próxima segunda-feira e marcará o início de uma mobilização permanente, com ações de comunicação e articulação institucional para que o tema não caia no esquecimento.
Mobilização
A mobilização pela busca de uma solução definitiva para o gargalo logístico no Morro dos Cavalos segue ganhando força na região Sul de Santa Catarina. A Comissão Temporária Especial da Câmara Municipal de Criciúma avançou mais uma etapa no trabalho de articulação regional ao visitar os legislativos de Içara, Balneário Rincão, Siderópolis, Urussanga e Orleans. A meta é ampliar o apoio institucional à construção do túnel no trecho ou à implementação de alternativas que resolvam o problema de maneira eficaz e duradoura.
O objetivo da iniciativa é evitar o isolamento do Sul do Estado em casos de sinistros ou bloqueios na BR-101, especialmente no trecho do Morro dos Cavalos. “A união é a palavra de ordem nesse momento. O Morro dos Cavalos representa hoje o principal gargalo logístico entre o Sul de Santa Catarina e o restante do estado. Qualquer bloqueio ou sinistro na região coloca em risco o abastecimento, o deslocamento de pessoas e até o atendimento em casos de emergência”, afirmou o presidente da comissão, vereador Marcos Machado, o Marquinho (MDB).
O objetivo da comissão é ampliar o apoio institucional e fortalecer o movimento que reivindica a construção do túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, ou a viabilização de uma segunda alternativa de acesso viário ao Sul do Estado.
Coluna Pelo Estado
Conforme a coluna Pelo Estado do Portal Engeplus, no mês passado, a reunião em Brasília que iria discutir o futuro dos projetos para o Morro dos Cavalos, resultou em deixar a cargo do Tribunal de Contas da União (TCU) analisar o relatório das obras a serem incluídas na otimização do contrato da Arteris Litoral Sul. O órgão tem um prazo de 120 dias.
Leia mais sobre:
BR-101,
ACIC,
Morro dos Cavalos.
Cocal do Sul
4ª edição
Clínicas integradas
Capivari de Baixo
Neste sábado
O amor está no ar
Cooperativismo