Criciúma

Gincana Centenário: idosos celebram encerramento da gincana de arrecadação com recorde de alimentos

Grupo de Idosos Mina do Mato como o grande venceu alcançando mais de oito mil pontos

Por Redação Engeplus

Em 01/07/2025 às 20:15
imagem da noticia
Foto: Thais Borges

Uma festa marcou o encerramento da campanha ‘Gincana Centenário – 100 toneladas de alimentos’, promovida pelo departamento de Grupos de Idosos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). A celebração, realizada na tarde desta terça-feira, dia 1º, no Centro Multiuso Afasc, coroou o Grupo de Idosos Mina do Mato como o grande vencedor, alcançando a marca de 8.810 pontos.

A iniciativa, que faz parte das comemorações dos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, mobilizou os 56 grupos de idosos espalhados pela cidade, resultando em uma arrecadação total de 4.597 quilos de alimentos. Os donativos foram distribuídos entre os idosos carentes atendidos pela Associação e as famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas na Afasc Solidária.

Com a finalização da gincana, o Grupo de Idosos Operária Nova – Grêmio ficou em segundo lugar com 7.196 pontos e o Grupo de Idosos da Vila Macarini na terceira colocação, totalizando 7.138 pontos.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A cerimônia de premiação contou com a presença da presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, que elogiou a dedicação e a solidariedade dos participantes. "Foi lindo ver a união dos grupos em auxílio às pessoas que mais precisam. Isso mostra que nosso trabalho gerou impacto positivo em todos os participantes. Agora os vencedores irão desfrutar da premiação, que acreditamos que será de muita alegria, já que nossos idosos são muito animados e felizes", destacou. 

Além da arrecadação de alimentos, a gincana desafiou os participantes em diversas provas que exploraram a história e a cultura de Criciúma. Os grupos pontuaram em atividades como a ‘Linha do Tempo’, onde reuniram fotos, objetos antigos e relatos de moradores sobre o passado da cidade, a criação de um ‘grito de guerra’ e o ‘desafio do desenho centenário’, em que os idosos representaram os 100 anos de Criciúma e sua trajetória.

O coordenador do Grupo de Idosos da Afasc, Alfredo Kaique, ressaltou que a ação foi uma maneira de celebrar o aniversário da cidade, ao mesmo tempo, em que contribuiu para a campanha de arrecadação de 100 toneladas de alimentos. “Deixo registrado minha gratidão a cada participante que se dispôs a ajudar essas famílias carentes do município", afirmou. 

Colaboração: Milena dos Santos.

Thais Borges

Leia mais sobre:

criciuma,

afasc,

Gincana Centenário.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral