Futuros motoristas

Criciúma deve ganhar minicidade de trânsito para educação nas escolas municipais

A implementação do projeto está prevista para começar nos próximos 30 a 45 dias

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 02/07/2025 às 10:17
imagem da noticia
Foto: Divulgação/FreepikIlustrativa

A cidade de Criciúma deve contar, em breve, com uma minicidade de trânsito voltada à educação de alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa é da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), comandada pelo advogado e especialista em trânsito Vinícius Ribeiro, que trabalha na área desde 1999 e tem como meta levar o conhecimento sobre segurança viária para dentro das salas de aula.

Segundo Ribeiro, o projeto prevê a criação de um espaço educativo com estrutura semelhante a uma cidade, adaptada para crianças. “Já levamos esse modelo para algumas cidades do Sul. Funciona assim: primeiro realizamos uma palestra em sala de aula e, logo após, as crianças vão para um espaço reservado onde montamos a minicidade. Lá tem placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos eletrônicos que funcionam de verdade e até lombada eletrônica”, explicou em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado

A proposta, segundo o diretor, é que as crianças participem das atividades como ciclistas ou pedestres, reforçando a vivência de papéis que elas de fato desempenham no trânsito. “A ideia nunca foi usar carrinhos, porque eles ainda não são motoristas. A experiência é construída para ensinar comportamentos seguros na realidade delas”, frisou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A implementação do projeto está prevista para começar nos próximos 30 a 45 dias. A minicidade poderá funcionar de forma itinerante — sendo levada até as escolas — ou ser montada em um espaço fixo na sede da DTT, onde as instituições de ensino seriam convidadas a levar seus alunos.

“Queremos fazer algo bem estruturado e atrativo, um espaço realmente legal para que os alunos aprendam de forma prática. Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes desde cedo, e a educação no trânsito começa na infância”, pontuou. 

Leia mais sobre:

criciuma,

transito,

EDUCAÇÃO,

Dtt.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral