Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 26/04/2024 às 16:50Está sendo inaugurado na tarde desta sexta-feira, dia 26, o Centro de Inovação Criciúma (Crio), gerido pela Unesc, localizado entre as ruas Araranguá e Henrique Lage, no Centro da cidade. O ato oficial teve início por volta das 14h30, com a presença do governador de Santa Catarina Jorginho Mello, que concedeu uma entrevista coletiva pouco antes do evento de abertura do local.
“Um evento como esse é um ingrediente para ajudar o Sul a crescer ainda mais. O Sul é uma região nobre, é uma região próspera, é uma região que se desenvolve. Enfim, ela não destoa de nenhuma outra região de Santa Catarina, ela está na prateleira de cima. É assim que eu vejo. É assim que o Governo do Estado enxerga”, disse.
O espaço de 7,1 metros quadrados, cedido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), anteriormente dava lugar a um escritório de uma carbonífera, e em 2010 chegou a ser adquirido pela Prefeitura de Criciúma. Ao lado dele, funcionava uma casa de solidariedade, que recebia donativos.
“Em 2010 foi comprado pela prefeitura para construir um complexo educacional para abrigar em torno de 1 mil crianças em tempo integral. A obra teve início e caminhou até o segundo piso. Depois entrou um outro prefeito, as razões que o levaram a tomar a medida não vem ao caso, não é pauta dessa discussão, mas ficou parado durante um bom tempo e a Unesc acabou adquirindo, uma parceria do Governo do Estado e a prefeitura, então hoje estamos aqui entregando esse Centro de Inovação, que vai cumprir um outro propósito, tão nobre quanto aquele”, afirmou o prefeito Clésio Salvaro.
Cerimônia marcou inauguração do Crio. (Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus)
Sobre o espaço
O Centro de Inovação Criciúma (Crio) será um espaço de produção, integração, compartilhamento e aplicação de conhecimento, tecnologia e inovação relevantes que visa desenvolver empresas, startups e empreendedores ao articular com os setores públicos e privados, além das Instituições de Ensino Superior.
“A Unesc recebeu todo o apoio necessário do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi muito presente nesta obra. A Acic foi uma grande incentivadora de todo esse processo, a Prefeitura de Criciúma e a Unesc fizeram o seu complemento para que essa obra, que é uma construção coletiva de muitas mãos, de muitas entidades pudesse ser entregue para a região Sul”, afirmou a reitora da Unesc, Luciane Ceretta. O Crio passa a integrar a Rede Catarinense de Centros de Inovação, iniciativa ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Leia mais sobre:
Tecnologia,
Inovação,
Centro de Inovação Criciúma.
Cercamento digital
Futuro dos negócios
Inovação e Tecnologia
Inovação e tecnologia
Mito ou verdade?
Inovação e tendência
Inovação e tecnologia
Cercamento digital
Futuro dos negócios
Inovação e tecnologia
Inovação e tendência
Inovação e tecnologia