Cercamento digital

Criciúma quer ampliar monitoramento por câmeras com uso de inteligência artificial

Assunto foi tratado em reunião nesta quinta-feira, dia 6

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 06/02/2025 às 17:26
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

As forças de segurança, representantes da Prefeitura de Criciúma, Câmara de Vereadores, e entidades se reuniram nesta quinta-feira, dia 6, para tratar das câmeras de cercamento digital.

A intenção do projeto é aumentar o número de câmeras já existentes na cidade e inovar a ferramenta com inteligência artificial, “até com possível reconhecimento de face, leitura de placa de carro, para ajudar qualquer tipo de acompanhamento, se necessário, em relação à segurança”, pontuou o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes.

Reuniões devem continuar acontecendo até a fase de licitação, que ocorrerá após a conclusão do projeto. Até o momento, Criciúma possui 336 câmeras. Uma das propostas discutidas inicialmente, segundo Gomes, é colocar câmeras em prédios públicos. Estima-se que com o cercamento digital, só nesses locais já seriam cerca de 180 câmeras. “Vai ter um número bem expressivo de câmeras no monitoramento da nossa cidade”, disse.

A instalação das câmeras beneficiará o trabalho das forças de segurança. “Temos um ganho em segurança pública, na prevenção e resolução de crimes que possam acontecer, relacionado principalmente a nossa Polícia Militar, Polícia Civil, e também no que diz respeito à gestão de riscos, onde entra a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, que também são forças de segurança”, afirmou o diretor da Defesa Civil. O recurso para o investimento será proveniente da Cosip.

Leia mais sobre:

criciuma,

CAMERAS,

inteligência artificial,

cercamento digital.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Inovação e Tecnologia