Por Jessica Rosso Crepaldi
Em 24/01/2025 às 14:05Em Maracajá, um caminhão Volvo modelo VM 290 4X2R está sendo utilizado para a coleta seletiva. O veículo possui uma carroceria metálica basculante com tecnologia embarcada, e atua no município desde a sua entrega pela administração no dia 27 de novembro do ano passado.
“Estamos sempre em busca de inovações e melhorias para o nosso município, e com esse novo e importante investimento garantimos uma separação do lixo mais efetiva, proporcionando e garantindo mais segurança para os nossos separadores de resíduos sólidos e uma coleta ágil e eficiente a todos os moradores de Maracajá”, comentou o prefeito Anibal Brambila.
A carroceria é separada por cores para a separação adequada do lixo e equipado por um sistema de som externo com alto-falantes que instrui e conscientiza a população da importância da separação seletiva de resíduos sólidos. O anúncio feito por meio do veículo diz o seguinte:
“É hora de mudar o jeito de tratar o seu lixo. Dê uma segunda chance aos materiais recicláveis, como separar os resíduos: recicláveis você pode colocar plástico, papelão, papel, isopor, metais, embalagens longa vida e vidros embalados de forma correta.
Rejeito é o seu lixo do banheiro, como papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, fio dental, cotonetes, chicletes e algodão.
Orgânicos são os restos de alimentos ou líquidos, ossos, cascas de frutas e verdura, papeis com óleo ou molho, erva mate, pó de café, folhas e sementes todos os que sofrem um processo de decomposição natural sumindo na natureza em pouco tempo. Dê uma segunda chance aos materiais recicláveis, você separa, nós recolhemos e o meio ambiente agradece”.
A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares, enfatiza o administrador do Centro de Triagem de Maracajá, Clesio Zadroski Rocha.
De acordo com a gestão, o veículo foi um investimento de R$ 485 mil, com recursos oriundos de uma transferência especial federal através do deputado federal Ricardo Guidi. A aquisição da carroceria metálica basculante com tecnologia embarcada foi outro investimento, no valor de R$ 265 mil, com recursos próprios do município. Ela possui três compartimentos individuais, com pistão hidráulico de dupla ação e acionamento individual por controle remoto.
Leia mais sobre:
Maracajá,
som,
cores,
coleta seletiva,
tecnologia embarcada.
Cercamento digital
Futuro dos negócios
Inovação e Tecnologia
Inovação e tecnologia
Mito ou verdade?
Inovação e tendência
Inovação e tecnologia
Inovação e tecnologia
Cercamento digital
Futuro dos negócios
Inovação e tecnologia
Inovação e tendência
Inovação e tecnologia
Inovação e tecnologia