Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Eleição 2024

Lauro Müller: prefeito, vice e vereador são denunciados por compra de voto

Eles e mais 13 pessoas são acusadas de oferecer benefícios para eleitores

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

3 min de leitura

Compartilhar:
Lauro Müller: prefeito, vice e vereador são denunciados por compra de voto
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP), o vice-prefeito Acione Andrade Izidoro, o Serraninho (PL), o vereador Ricardo Fontanella (PP) e mais 13 pessoas por corrupção eleitoral e associação criminosa. Eles são suspeitos de integrar um grupo que realizou compra de voto em benefício dos eleitos e de um candidato a vereador não eleito nas eleições municipais de 2024.

Conforme a denúncia, assinada pela promotora de Justiça Eleitoral Rafaela Mozzaquattro Machado, os candidatos contavam com a ajuda de cabos eleitorais. Os acusados teriam se associado com o objetivo de obter votos por meio da oferta de dinheiro, bens e vantagens indevidas a eleitores, em benefício direto dos então candidatos a prefeito e vice-prefeito, bem como de dois candidatos ao cargo de vereador.

“Esses agentes eram responsáveis por visitar residências, negociar votos e efetuar os pagamentos acertados com os eleitores, oferecendo dinheiro em espécie, serviços na prefeitura ou benefícios materiais, como cimento, telhas, tijolos, conserto de veículo, cesta básica, gasolina e pagamentos de mensalidade da faculdade e viagens para o [nome de um parque de diversões], com o objetivo de garantir votos para os denunciados”, diz trecho da publicação.

Publicidade

A denúncia ainda não foi recebida pela Justiça Eleitoral, somente com o recebimento os denunciados passam a serem réus na ação judicial.

O que dizem os acusados?

O advogado Guilherme Scharf Neto, que faz parte da defesa do prefeito Valdir Fontanela e do vice-prefeito Serraninho afirmou que foi tomado conhecimento da denúncia do “inquérito originário de intriga eleitoral da oposição” e que os argumentos serão apresentados no prazo legal, quando a defesa “demonstrará a improcedência da acusação”.

Valdir Fontanella, prefeito de Lauro Müller denunciado pelo MPE - Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

Já o vereador Ricardo Fontanella afirmou que ainda não foi notificado da denúncia e que “por hora, não há nada a declarar”.

Investigações

A denúncia é o desdobramento de uma investigação realizada pela Polícia Civil, cujo inquérito foi finalizado no mês de junho de 2025. Os policiais apuraram que um grupo de pessoas realizou visitas na casa de eleitores antes da eleição para firmar “acertos”. No acordo, a pessoa se comprometia a votar nos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de uma das chapas concorrentes ao pleito e, em troca, receberia benefícios.

No relatório, a Polícia Civil afirmou que o dinheiro utilizado na “compra” dos votos era custeado pela família do prefeito. Ao longo das investigações foram realizadas buscas e apreensões na casa dos investigados e entrevistas com os suspeitos.

Foram identificadas oito pessoas que teriam “vendido” o voto. Com eles, Ministério Público adotará providências para a formalização de Acordo de Não Persecução Penal, que são medidas alternativas firmadas entre os investigados para evitar a judicialização do caso.

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirVereador solicita estudos para inclusão de medicamentos à base de cannabis em Içara