Na briga pelo acesso à Série A, Criciúma visita o Vila Nova neste sábado
Equipe carvoeira já está garantida no playoff e dentro do G6
Por Patrick Stüpp
4 min de leitura

Na briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro, o Criciúma tem um confronto decisivo na noite deste sábado, dia 7, diante do Vila Nova pela Série B do Campeonato Brasileiro. O duelo entre as equipes será disputado, às 20 horas, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia (GO). A partida é válida pela 37ª rodada, penúltima da competição nacional.
Com a vitória na última rodada para a Ponte Preta, o Tigre é o quarto colocado com 62 pontos na tabela de classificação. Já o Vila Nova está situado somente uma posição à frente. A equipe, que vem de um empate de 2 a 2 diante do Juventude, é a terceira colocada e contabiliza 63 pontos.
O Criciúma já está garantido no playoff e dentro do G6, onde só pode ser ultrapassado pelo Fortaleza. Caso vença, o Tigre decidirá o acesso em casa e ultrapassará o próprio adversário. Se houver empate entre Novorizontino ou Fortaleza ou vitória do Leão do Pici, o time carvoeiro vai precisar vencer o Novorizontino na última rodada para entrar no G2 e subir de forma direta.
Confira os detalhes das equipes
Criciúma
O técnico Umberto Louzer não poderá contar com o volante Gui Lobo, que levou o terceiro cartão amarelo na vitória diante da Ponte Preta. Em contrapartida, o atacante Romarinho cumpriu suspensão automática e volta a estar à disposição do comandante carvoeiro neste sábado. O elenco fez o último treino preparatório nessa sexta-feira, dia 6.
Airton, goleiro carvoeiro, destacou a importância do jogo diante do Vila Nova para o Criciúma. “É praticamente um mata-mata. Esse jogo vai ser um duelo em que os dois precisam da vitória. Se querem buscar o G2, as duas equipes precisam vencer. Acredito que vai ser um jogo aberto”, frisou.
Provável escalação: Airton; César Martins, Rodrigo e Luciano Castán; Willean Lepo, Ronald, Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; Diego Gonçalves, Rômulo Otero e Waguininho.

Vila Nova
O time comandado por Guto Ferreira terá o retorno de Hayner, que volta de suspensão neste fim de semana. O lateral-direito desfalcou o Vila durante a partida diante do Juventude. Porém, expulso contra o time gaúcho, o volante João Vieira não enfrentará o Criciúma. O elenco fez o último treino preparatório nessa sexta-feira.
Provável escalação: Helton Leite; Hayner, Jonathan Costa, Douglas Mendes e Higor; Dudu, Igor Meritão e Marquinhos Gabriel; Everton Galdino, André Luís e Janderson.

Arbitragem
O duelo terá arbitragem de Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro. Ele terá como auxiliares Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais, e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha, do Rio de Janeiro. O quarto árbitro será Anderson Ribeiro Gonçalves, de Goiás. O VAR ficará sob responsabilidade de Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, que terá como auxiliar Diogo Carvalho Silva. Ambos são do Rio de Janeiro.
Retrospecto
Criciúma e Vila Nova já se enfrentaram em nove jogos. O Tigre de Santa Catarina soma três vitórias, dois empates e quatro derrotas. Ao todo, foram 16 gols, sendo sete marcados e nove sofridos.
Transmissão
A partida terá transmissão da Jornada Esportiva da Mastella TV/Portal Engeplus, que inicia a partir das 18h30. Os principais lances da partida também estarão em texto no portal logo após o apito final.
Ficha técnica para Vila Nova x Criciúma
Competição: Campeonato Brasileiro da Série B – 37ª rodada.
Data: 7 de novembro de 2026.
Local: estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia (GO).
Horário: 20 horas.
Arbitragem: duelo terá arbitragem de Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro. Ele terá como auxiliares Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais, e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha, do Rio de Janeiro. O quarto árbitro será Anderson Ribeiro Gonçalves, de Goiás. O VAR ficará sob responsabilidade de Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, que terá como auxiliar Diogo Carvalho Silva. Ambos são do Rio de Janeiro.
Vila Nova: Helton Leite; Hayner, Jonathan Costa, Douglas Mendes e Higor; Dudu, Igor Meritão e Marquinhos Gabriel; Everton Galdino, André Luís e Janderson.
Técnico: Guto Ferrera.
Criciúma: Airton; César Martins, Rodrigo e Luciano Castán; Willean Lepo, Ronald, Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; Diego Gonçalves, Rômulo Otero e Waguininho.
Técnico: Umberto Louzer.




