Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
Publicidade
Novo cronograma

Novo cronograma do Câmara Mirim de Criciúma define eleições para novembro

Comissão Eleitoral decidiu adiar as eleições em algumas semanas

Por Redação Engeplus

2 min de leitura

Compartilhar:
Novo cronograma do Câmara Mirim de Criciúma define eleições para novembro
Foto: Arquivo/Câmara de Vereadores de Criciúma

O processo eleitoral do Projeto Câmara Mirim, da Câmara Municipal de Criciúma, ganhou novo cronograma. A Comissão Eleitoral decidiu adiar as eleições em algumas semanas, e agora o pleito será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, com apuração prevista para o dia 14 de novembro.

A mudança ocorreu porque, entre os dias 20 e 31 de outubro, as escolas públicas estarão envolvidas com a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2025), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação mobiliza estudantes e equipes pedagógicas, o que dificultaria a conciliação com o processo eleitoral do Câmara Mirim.

Segundo o coordenador do projeto, vereador Juarez de Jesus (PL), a decisão foi tomada após diálogo com a secretária municipal de Educação, Geovana Zanette, que reforçou a relevância da avaliação para a rede de ensino. “Esse ajuste no calendário permitirá que as escolas se organizem melhor e, com isso, teremos ainda mais participação dos estudantes nas eleições deste ano”, destacou o parlamentar.

O novo cronograma do processo eleitoral ficou definido da seguinte forma:

Inscrição das escolas: até 24 de outubro;

Registro das candidaturas: até 31 de outubro;

Eleições nas escolas: 12, 13 e 14 de novembro;

Publicidade

Apuração dos votos: 14 de novembro.

O Câmara Mirim está em sua oitava edição e tem como objetivo aproximar os alunos do sexto e sétimo anos do funcionamento do Legislativo municipal, estimulando cidadania, participação política e responsabilidade social desde cedo. Durante o mandato, os vereadores mirins participam de capacitações, visitas técnicas e atividades pedagógicas que contribuem para a formação de novas lideranças.

Colaboração: Letícia Ortolan.

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirVereador propõe construção de espaço público para cinzas de cremação