Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 26/04/2025 às 17:19Morreu neste sábado, dia 26, o padre Agenor Pedroso, aos 89 anos. Ele atuava na Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma. As causas da morte ainda não foram informadas.
Ele nasceu em 4 de maio de 1935, na comunidade de Quinze, no município de Grão-Pará, filho de Luiz Pedroso e Maria Silveira Pedroso, quinto de uma família de nove irmãos.
No dia 10 de janeiro de 1984, padre Agenor veio para Criciúma, com a missão de iniciar os trabalhos da nova Paróquia São Paulo Apóstolo, que estava em construção. Mesmo em meio aos desafios, padre Agenor nunca desanimou. Com coragem e determinação, fez com que a comunidade participasse da obra que, além de material, teve grande importância espiritual: padre Agenor criou movimentos e pastorais e trouxe a Campanha do Movimento Apostólico de Schoenstatt - as capelinhas da Mãe Peregrina - que depois se espalhou por toda a Diocese de Tubarão e Criciúma.
Sua primeira passagem pela Paróquia São Paulo Apóstolo perdurou até o ano 2003, pois, em janeiro de 2004, foi nomeado reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, onde permaneceu até 2007. No ano de 2008, ajudou diversas paróquias. Em 2009, a paróquia Santa Bárbara; em 2010, a Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul; em 2011, a Paróquia São José, até que, em 2012, retornou à Paróquia São Paulo Apóstolo. Ao todo, são mais de 24 anos dedicados à Paróquia, 19 na primeira época, quando pároco, e 13 nesta última, como vigário paroquial.
Em 2017, quando o padre Agenor Pedroso celebrou 50 anos de vida sacerdotal, o Portal Engeplus publicou uma matéria contando a sua história, clique aqui e confira.Confira abaixo o detalhe velório:
Leia mais sobre:
criciuma,
Padre Agenor Pedroso.
Fatalidade
Identificação
Orleans
Turvo
Obituário