Luto

Primeira mulher eleita vereadora de Morro da Fumaça morre aos 86 anos

Olga dedicou sua vida à construção de um município mais justo, educador e solidário

Por Redação Engeplus

Em 23/06/2025 às 10:25
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Felipe Arsenio

Comunicamos com pesar o falecimento da ex-vereadora e ex-secretária de Morro da Fumaça Olga Sampaio Canto Bittencourt, aos 86 anos, nesta segunda-feira, dia 23. O município decretou luto oficial de três dias, e manifestou suas condolências pela morte.

Olga Sampaio Canto Bittencourt, conhecida carinhosamente como Dona Olga, teve forte atuação em ações sociais e na educação fumacense, professora, participou da implantação do segundo grau da Escola de Educação Básica Princesa Isabel, da qual foi diretora por 15 anos.

Em 1984, fundou o Programa Fumacense de Ação Social de Morro da Fumaça (Profas), instituição da qual ficou 21 anos à frente. Foi a primeira secretária de Educação do município, na gestão do então prefeito Augusto Cesar Cancellier, e em 1988 foi a primeira mulher eleita vereadora em Morro da Fumaça, atuando na legislatura de 1989 até 1992. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

"Nos despedimos hoje de uma das grandes figuras da história de Morro da Fumaça. Dona Olga foi um exemplo de dedicação, compromisso público e amor pela nossa cidade. Me solidarizo com os familiares, amigos e todos aqueles que sentirão sua ausência, com a certeza de que sua missão foi cumprida com honra, coragem e amor ao próximo", afirmou o prefeito municipal de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, como vereadora e cidadã, as bandeiras do Paço Municipal Auzílio Frasson serão hasteadas a meio-mastro. 

Divulgação

Leia mais sobre:

Morro da Fumaça,

luto.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui