Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 04/08/2022 às 21:09A mobilidade urbana em Criciúma foi o tema discutido em Audiência Pública na noite desta quinta-feira, dia 4. O encontro aconteceu no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
Durante a audiência foi apresentado um projeto criado pela Construtora Cavaler, que administra o terminal, para promover melhorias nos dois túneis da área central da cidade,e a integração dos mesmos. Além disso, foi discutido sobre a necessidade de execução de um projeto de ciclovia na Avenida Centenário, principal via do município, em que ocorrem constantes acidentes envolvendo ciclistas.
Encaminhamentos
A última etapa da audiência teve a aprovação por unanimidade de alguns encaminhamentos que devem ser dados pelo Legislativo. Confira quais as pautas aprovadas:
desenvolvimento de campanha ou material educativo para conscientização dos motoristas em relação aos ciclistas;
desenvolvimento de campanha de educação para séries iniciais;
substituição da tampa de boca de lobo por plástico reciclável ou por concreto (por conta da quantidade de furto que tem sido registrada na cidade, causando perigo aos ciclistas e pedestres);
uma vez por mês, no período matutino (domingo), fechar a avenida para passeios ciclísticos;
apoio ao projeto sugerido para melhorias dos túneis (veja abaixo);
projeto de parceria com autoescolas para educação no trânsito;
criação do Dia do Ciclista;
criação de uma lei sobre responsabilidade aos danos dos patrimônios;
construção da ciclovia na Avenida Centenário.
Foto: Talise Freitas/Câmara de Criciúma
Ficou definido durante a Audiência Pública que assuntos que envolvem o transporte coletivo devem ainda ser debatidos pelos parlamentares.
O resultado da audiência poderá ser convertido em proposições que devem ser apreciadas pela Câmara de Vereadores de Criciúma.
A audiência teve como proponentes, os vereadores Zairo Casagrande, Toninho da Figueira, Paulo Ferrarezi, Obadias Benones, Daniel Antunes, Jair Alexandre, Juarez de Jesus, Giovana Mondardo e Júlio Kaminski, que conduziu a audiência.
Projeto dos túneis
No início da audiência, a representante da Construtora Cavaler, Luciana Cavaler, apresentou o projeto de iniciativa privada juntamente com a Prefeitura Municipal, de revitalização e modernização dos dois túneis da área central da cidade, e melhorias no terminal. O projeto, segundo ela, vai contribuir com a mobilidade, acessibilidade e economia do município.
“Hoje temos em Criciúma um terminal urbano construído na década de 90 e no centro da cidade, para quem não conhece, foram construídos dois túneis, é o único lugar no Brasil que tem. Temos conhecimento de que apenas no Canadá tem túnel nesses moldes. Lá os túneis são todos ligados, todos têm comunicação. Entra por um e sai por outro. A pessoa atravessa a cidade praticamente, mas aqui em Criciúma, o pessoal não se atentou neste fato, que é um excelente ponto turístico. Entretanto os dois túneis são totalmente separados, não havendo comunicação entre eles”, pontuou.
A representante da construtora disse ainda que as estruturas são antigas e apresentam pichações, sendo utilizadas por moradores de rua, e possuem muitos espaços colocados à venda ou para aluguel.
“Conseguimos fazer um projeto que traz melhorias, dentro das condições que existem hoje. Claro que gostaríamos de fazer algo muito melhor, mas tem um espaço, e respeitando todas as leis que existem hoje, fizemos um projeto muito bom”, afirmou. Confira quais são as melhorias qualitativa apontadas com a execução do projeto:
Leia mais sobre:
criciuma,
audiência pública,
mobilidade urbana.
Câmara de Vereadores
Fiscalização
Prazo de 30 dias
Ato histórico
Temporário
Possível cassação
Câmara de Vereadores
Fiscalização
Possível cassação