Possível cassação

CIP que apura denúncias contra vereador de Urussanga avança para a fase de depoimentos

Lista de oitivas foi definida e testemunhas começam a ser notificadas

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

Em 18/07/2025 às 16:18
imagem da noticia
Foto: Câmara de Vereadores de Urussanga/Divulgação

A Comissão de Investigação e Processante (CIP) contra o vereador de Urussanga, Luan Varnier (MDB), definiu as testemunhas que serão ouvidas na fase de depoimentos. Os nomes e cargos dos convocados não foram divulgados. O vereador Zé Bis (PP) é o presidente da CIP e Barreto (MDB) o relator. Completa a comissão como membro o vereador Camisinha (PL)

Varnier foi denunciado por supostamente ter permitido que um paciente furasse a fila de consulta com oftalmologista enquanto ainda era o secretário de Saúde do município. Ele apresentou sua defesa no dia 7 de julho. No dia 11 do mesmo mês, os membros da comissão decidiram, por unanimidade, seguir com a CIP.

No último dia 16 de julho, os membros da comissão voltaram a se reunir e definiram a lista das pessoas que serão ouvidas. Os depoimentos estão agendados para acontecer nos dias 30 e 31 de julho, no plenário do Legislativo de Urussanga. Os convocados para responderem aos questionamentos dos vereadores já começaram a ser notificados.

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Luan Varnier, vereador investigado na CIP - Foto: Câmara de Vereadores de Urussanga/Divulgação

Após a coleta de informações, o vereador relator emitirá seu parecer. O posicionamento será discutido na CIP e encaminhado para votação de todos os vereadores em plenário. Para que a cassação ocorra, é preciso pelo menos cinco votos favoráveis. O presidente da Câmara de Vereadores só vota em caso de empate.

A CIP pode ser dissolvida ou suspensa por recursos judiciais, ou com a renúncia de Varnier. Procurado, o vereador afirmou que ainda não está autorizado por sua assessoria jurídica a se manifestar sobre o assunto.

PAD

Também está em andamento na Prefeitura de Urussanga, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). O processo apura as condutas do ex-secretário, de uma enfermeira e do médico supostamente envolvido no caso. O prazo para a conclusão do PAD foi prorrogado a pedido da CIP.

Leia mais sobre:

urussanga,

politica,

cip,

luan varnier.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política