Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 18/07/2025 às 17:47O prefeito e o vice-prefeito de Criciúma, Vagner Espindola (PSD) e Salésio Lima (PSD), se licenciaram temporariamente de suas funções no Poder Executivo.
Durante os próximos dez dias, o presidente do Legislativo, o vereador Márcio Darós da Luz (PSD) assume interinamente o cargo de prefeito. O ato que oficializou a transmissão de cargo, ocorreu na tarde desta sexta-feira, dia 18, no Paço Municipal.
A nomeação ocorre conforme determina a legislação, quando há a ausência simultânea do prefeito e vice. A medida prevê que o chefe da Câmara de Vereadores assuma o cargo de forma provisória.
O presidente da Câmara afirmou que dará seguimento aos trabalhos.
“Aqui com certeza aumenta a responsabilidade. Um período curto, mas serão dez dias bem produtivos e trabalhados”, afirmou. Enquanto o presidente do Legislativo estiver no cargo de prefeito, o vereador Amaral Bittencourt (PSD) será o presidente da Câmara de Vereadores.
Primeiro presidente negro da Câmara de Criciúma
O vereador Amaral Bittencourt (PSD) é o primeiro homem negro a assumir a posição de presidente da Câmara de vereadores de Criciúma. Para o parlamentar trata-se de um momento marcante na sua vida e carreira. Ele relembrou que na quarta tentativa consecutiva de eleição chegou ao plenário e hoje ocupa um lugar de destaque na mesa diretora.
“Agradeço muito a Deus. Já integrava a mesa diretora como vice-presidente e, hoje, assumo como presidente, sendo o primeiro negro a ocupar esse espaço”, afirmou.
Bittencourt disse ainda que já participou de uma reunião com os vereadores com intuito de dar seguimento ao trabalho de fiscalização. “Vamos continuar com o que vinha sendo condicionado pelo Márcio”, pontuou. Na próxima segunda-feira, dia 21, ele volta a se reunir com os parlamentares.
Leia mais sobre:
criciuma,
politica,
transmissão de cargo.
Fiscalização
Prazo de 30 dias
Ato histórico
Possível cassação
Restrições
Investigação
Avenida Centenário
Por unanimidade
Fiscalização
Possível cassação
Investigação
Avenida Centenário
Por unanimidade