Região carbonífera

Valdir Fontanella é empossado presidente da Amrec e garante: ‘somos uma entidade forte’

Vagner Espíndola será o vice-presidente; veja a composição completa da mesa

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 30/01/2025 às 11:55
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) será comandada em 2025 pelo prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP). Na manhã desta quinta-feira, dia 30, aconteceu a posse do novo gestor da entidade. O vice-presidente será Vagner Espíndola (PSD), prefeito de Criciúma. 

“A importância foi o trabalho que a gente já fez antes de assumirmos, que é a união dos 12 prefeitos. Tivemos uma conversa muito importante e pudemos trazer novamente todos os municípios para a associação. Hoje, os 12 municípios sentaram na mesma mesa e traçamos metas de reivindicações que buscaremos com o Governo Federal e do Estado. Agora, somos novamente uma entidade forte, uma associação composta por 12 municípios, que respondem por mais de 500 mil habitantes”, comentou o presidente da Amrec. 

Sede da Amrec, em Criciúma, conta novamente com 12 municípios associados. (Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus)

Fontanella destacou que os prefeitos elencaram 10 prioridades para a região carbonífera. “A primeira é a duplicação da SC-108. A extensão da Via Rápida até o Balneário Rincão. O término do Contorno Viário de Criciúma. A restauração da rodovia Genésio Mazon. Essas são algumas das obras que precisamos trabalhar para podermos trazer resultado para a região”, ressaltou. 

O novo presidente da Amrec garantiu união entre os 12 municípios, o que não ocorreu nos últimos anos, já que Criciúma e outras cidades deixaram a entidade. “Hoje nós fizemos uma reunião preliminar para tratarmos das pautas. Todos estão ansiosos para podermos atender as demandas que a região exige”, afirmou.  

Vagner Espíndola e Valdir Fontanella durante a posse. (Foto: Rafaela Custódio/Engeplus)

O vice-presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, ressaltou que a instituição está vivendo um novo momento. “Todos nós temos as nossas singularidades conforme as características e o tamanho dos problemas de cada cidade e os problemas, por vezes, eles ultrapassam o prédio da prefeitura e as fronteiras de nossa cidade. E aí, nós encontramos um time muito forte. Que hoje chama-se Amrec”, ponderou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Confira abaixo a composição: 

Presidente: Valdir Fontanella - prefeito de Lauro Müller

Primeiro vice-presidente: Vagner Espíndola - prefeito de Criciúma

Segundo vice-presidente: Stela Dagostin Talamini - prefeita de Urussanga 

Primeira secretária: Dalvania Cardoso - prefeita de Içara 

Segundo secretário: Ademir Magagnin - prefeito de Cocal do Sul 

Tesoureiro: Franqui Salvaro - prefeito de Siderópolis 


O que é a Amrec? 

A Amrec desempenha um papel crucial de aporte aos 12 municípios, em áreas como tecnologia, saúde, educação e assistência social, entre outros. Ao longo de seus 41 anos de trajetória, a Amrec retoma sua força com foco no diálogo e na união de esforços, para melhorar a qualidade de vida da população da região carbonífera. 

Leia mais sobre:

Amrec,

região carbonífera,

Valdir Fontanella.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política