Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 08/04/2025 às 15:18O Fórum Parlamentar catarinense, que reúne os três senadores e os 16 deputados federais do Estado e é onde são discutidas as prioridades da bancada de Santa Catarina no Congresso, estará reunido na próxima semana com o diretor da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Guilherme Sampaio, para debater sobre o Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça.
No último domingo, dia 6, um grave acidente de trânsito envolvendo um caminhão-tanque que transportava álcool etílico — líquido altamente inflamável — e que tombou no sentido Norte-Sul do Km 233 da BR-101, no Morro dos Cavalos, provocou a queima de 21 automóveis e três carretas. Cinco pessoas ficaram feridas, todas com queimaduras, sendo encaminhadas ao hospital.
“Precisamos buscar saber as causas do acidente e os órgãos públicos precisam detalhar se foi excesso de velocidade ou problema mecânico que produziu aquela tragédia. Sobre o Morro dos Cavalos, é uma concessão, é uma empresa privada, a Arteris Sul está concessionada e nós agora estamos avançando com várias audiências, com tratativas na otimização do contrato, ou seja, na renovação da concessão da Arteris por mais 15 anos para que ela possa investir em muitas obras”, afirma o deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
Conforme o coordenador do Fórum Parlamentar, a busca é por alternativas além da construção dos túneis no Morro dos Cavalos. “Os dois túneis terão um investimento de R$1 bilhão, estamos discutindo uma segunda possibilidade que é o contorno sobre o Morro dos Cavalos que poderia ter mais eficiência, com mais rapidez e com menos custo. E agora já temos marcado uma audiência com o diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) pra próxima semana”, garante.
Para o deputado, a obra no Morro dos Cavalos precisa ser prioridade para qualquer concessionária. “Se a Artérias não quiser executar a obra no Morro dos Cavalos qualquer nova concessão ou outra empresa vai ter que ter o Morro dos Cavalos como prioridade na recompactação, na recomposição tarifária, mas que seja uma prioridade. Então, o que vivenciamos nesse domingo com interdição de horas na mobilidade daquela região que atinge todo Sul catarinense precisa efetivamente de uma decisão e uma resolução”, comenta.
Um novo projeto
Uczai conta que o novo projeto pode ser mais rápido. “Agora tem uma perspectiva dos engenheiros de um contorno, que é um projeto mais simples que poderia ser mais barato e mais rápido e mais eficiente. Vamos colocar na mesa na próxima semana junto da ANTT para entender a viabilidade e custo. Nós vamos solicitar que seja feito o mais rápido possível o projeto para ver a liberação ambiental e orçamentária. É um projeto de engenharia e projeto orçamentário financeiro, para que renovando a concessão, já começa a obra pelo Morro dos Cavalos, em vez de começar lá por Joinville que tem problema, sim, mas o Morro dos Cavalos é mais prioritário”, afirma.
O coordenador destacou que está esperançoso que as ações serão realizadas. “Não posso dizer quanto tempo vai demorar, porque tem toda parte de projeto de engenharia, projeto de liberação ambiental e orçamento, mas orçamento nós vamos otimizar com a renovação do contrato que vai impactar evidentemente no reequilíbrio tarifário”, pontua.
Leia mais sobre:
BR-101,
Santa Catarina,
palhoça,
Morro dos Cavalos,
ANTT.
Não passou
Política
Política