Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 18/07/2025 às 14:04O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele são uma ‘suprema humilhação’. Ele fez a afirmação em entrevista na manhã desta sexta-feira, dia 18, após colocar a tornozeleira eletrônica, na Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes determinou, além do uso do equipamento, que Bolsonaro está proibido de deixar a comarca do Distrito Federal, deve ficar em recolhimento domiciliar entre as 19 horas e as 6 horas, e integralmente nos finais de semana. Ele também não pode acessar as redes sociais ou se comunicar com seu filho Eduardo ou embaixadores e diplomatas de outros países. O ex-presidente já teve o passaporte apreendido em fevereiro de 2024.
Questionado sobre os motivos para a imposição de medidas cautelares contra ele, Bolsonaro respondeu que “no meu entender o objetivo é a suprema humilhação”.
As medidas foram solicitadas pela Polícia Federal (PF), com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os órgãos apontaram o risco de fuga do ex-presidente para justificar a instalação de uma tornozeleira eletrônica.
Bolsonaro afirmou que nunca pensou em sair do país ou procurar refúgio em alguma embaixada de Brasília, e acrescentou que “sair do país é a coisa mais fácil que tem”. Ele disse ainda que ”a suspeita [de fuga] é um exagero”, afirmou.
Dinheiro
Durante as buscas na casa do ex-presidente, no bairro do Jardim Botânico, em Brasília, a PF apreendeu US$ 14 mil e R$ 8 mil em espécie. Bolsonaro disse que sempre guardou dólar em casa, e que pode comprovar a origem de todo o dinheiro. Ele não respondeu a respeito de um pen drive apreendido em um banheiro de sua casa: “Não tenho conhecimento”, concluiu.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre:
Bolsonaro,
tornozeleira eletrônica,
Suprema humilhação,
medidas cautelares.
Fiscalização
Prazo de 30 dias
Ato histórico
Temporário
Possível cassação
Investigação
Avenida Centenário
Por unanimidade
Fiscalização
Possível cassação
Investigação
Avenida Centenário
Por unanimidade