Por Redação Engeplus
Em 19/03/2025 às 18:32Nesta quarta-feira, dia 19, data em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, padroeiro da Diocese de Criciúma, a Catedral abriu a Porta da Misericórdia, marcando um momento especial de espiritualidade e renovação para os fiéis. A abertura havia sido realizada pela última vez em 2015, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Este ano, a celebração integra o Jubileu Peregrinos da Esperança, um tempo de reflexão e conversão que convida os cristãos a serem testemunhas da esperança.
A programação do dia iniciou às 6 horas, com a Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, bispo diocesano, que conduziu o rito de abertura da Porta da Misericórdia. Ao longo do dia, outras missas foram celebradas, com momentos de adoração e oração do terço. Além disso, padres estiveram disponíveis para atender confissões durante todo o dia, proporcionando aos fiéis à oportunidade de se reconciliarem com Deus e vivenciarem plenamente a espiritualidade do Jubileu.
A abertura da Porta da Misericórdia também é um convite aos fiéis para se preparem espiritualmente para o ápice do Ano Santo: a concessão de indulgência. Segundo o Código de Direito Canônico, a indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados. Em outras palavras, é o perdão dos efeitos gerados pelo pecado na vida das pessoas. Para receber a indulgência, é necessário que o católico realize a confissão, participe da Santa Missa com o ato da comunhão, reze pelas intenções do Santo Padre e faça uma peregrinação até um local jubilar.
Colaboração: Tiago Clezar/Comunicação Diocese de Criciúma
Leia mais sobre:
Diocese de Criciúma,
fé,
Religião,
Porta da Misericórdia.
Reconhecimento
Criciúma
Criciúma
Fé e religião
Criciúma
Fé e religião