Por Redação Engeplus
Em 06/03/2025 às 09:00Na tarde dessa quarta-feira, dia 5, a Catedral São José, em Criciúma, acolheu uma emocionante celebração que marcou o início da Quaresma. A Santa Missa, que contou com a tradicional imposição das cinzas, rito que relembra a passagem bíblica “do pó viemos e ao pó voltaremos” (Gn 3,19) foi presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelo pároco, Padre Carlos Mateus Possamai Della.
As cinzas, obtidas a partir da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, simbolizam a fragilidade humana e a penitência. Em sua homilia, Dom Jacinto enfatizou a importância da Quaresma como um tempo de conversão e renovação espiritual, convidando os fiéis a se voltarem para Deus por meio da oração, do jejum e da caridade. "A Quaresma nos convida para um encontro profundo com Deus. É um tempo de graça, de arrependimento e de reconciliação, onde somos chamados a deixar para trás o que nos afasta do amor divino e a nos abrirmos para a transformação que Ele nos oferece", destacou o prelado.
Além do início da Quaresma, a celebração também marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 na Diocese de Criciúma, que neste ano tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). A campanha, motivada pelos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelos 10 anos da Carta Encíclica Laudato Si', pelos 10 anos da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30 no Brasil, busca conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e da promoção da justiça social.
"A Campanha da Fraternidade nos chama a atenção para a nossa responsabilidade em cuidar da criação divina, a nossa casa comum. Somos convidados a adotar práticas sustentáveis, a defender a vida em todas as suas formas e a promover a justiça social, construindo um mundo mais fraterno e solidário", disse Dom Jacinto.
Coleta Nacional da Solidariedade
Um dos momentos mais importantes da campanha é a Coleta Nacional da Solidariedade, marcada para 12 e 13 de abril, durante o Domingo de Ramos. Os recursos arrecadados serão destinados a projetos sociais em todo o país.
Leia mais sobre:
criciuma,
catedral são josé,
Religião.
Reconhecimento
Criciúma
Criciúma
Fé e religião
Balneário Rincão
Fé e religião