Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 21/04/2025 às 16:46Derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória foram as causas da morte do Papa Francisco, segundo o laudo assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli. O pontífice morreu na madrugada desta segunda-feira, dia 21, e sua última aparição aconteceu durante a Missa de Páscoa, na Praça de São Pedro.
O rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão ocorreu nesta noite, às 20 horas, no horário de Roma, na capela do andar térreo da Casa Santa Marta. Foi realizada a leitura do atestado de óbito. O ato foi validado pelo cardeal Joseph Farrell, camerlengo. A celebração durou pouco menos de uma hora.
Foram colocados os selos no apartamento pontifício do terceiro andar do Palácio Apostólico e também no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta. A partir deste momento os colaboradores têm acesso para uma última saudação ao pontífice.
Na manhã de amanhã será realizada a primeira Congregação Geral dos cardeais, durante a qual poderá ser definida uma eventual data para o funeral.
O Vaticano também divulgou o testamento do Santo Padre. No documento, o pontífice apontou os desejos para o seu funeral. O argentino pediu que, diferente de outros papas, não seja sepultado na Basílica de São Pedro e, sim, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Ele ainda indicou que “o túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus”. Leia o testamento na íntegra abaixo:
Papa Francisco
Miserando atque Eligendo
Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.
Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.
Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.
O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.
As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.
Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Santa Marta, 29 de junho de 2022
Leia mais sobre:
morte,
Religião,
funeral,
papa fransico.
Em clima de festa
Religião
Sucessor
Cortejo fúnebre
Despedida
Último adeus..
Em clima de festa
Último adeus..