Por Redação Engeplus
Em 10/08/2024 às 08:37O Contorno Viário da Grande Florianópolis já poderá ser utilizado pelos motoristas que desejam fugir do trânsito pesado da BR-101 na região da capital a partir deste sábado, dia 10. A obra, que custou R$ 3,9 bilhões, foi entregue nessa sexta-feira, dia 9, e a previsão é de que o trânsito seja liberado no trecho a partir das 15 horas, após a desmontagem das estruturas usadas na inauguração.
O Contorno Viário da Grande Florianópolis foi projetado para melhorar a mobilidade, com 50 quilômetros de pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos. O contorno terá velocidade operacional de 100 quilômetros por hora e foi construída sem aclives ou declives acentuados, sendo mais plana e tendo somente curvas suaves, evitando a necessidade de reduções de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso.
Cerca de 18 mil caminhoneiros deverão passar pela rodovia por dia e deixarão de circular na BR-101, entre os municípios Biguaçu e Palhoça, da região metropolitana, reduzindo o percurso para 40 minutos e economizando 50% do tempo no horário de pico. Mais de 1,1 milhão de pessoas que residem ou trabalham no seu entorno também serão impactadas pela obra.
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, além do presidente da Arteris, Sérgio Garcia.
“Não é todo dia que se inaugura uma obra dessa qualidade. É um orgulho para mim, pois vi esse projeto nascer e por isso fiz questão de estar aqui. Pretendo entregar muitas rodovias como essa até o fim do meu governo”, afirmou o presidente Lula.
O ministro dos Transportes destacou a importância do trajeto para o desenvolvimento do Brasil. “Este é um dia muito feliz para o Estado de Santa Catarina. A inauguração de obras como o Contorno serve muito mais que destravar o trânsito, mas para integrar as pessoas junto com o desenvolvimento do país”, comentou Renan Filho.
O presidente da Arteris lembrou que a obra impacta não só na economia brasileira, mas também da América do Sul. “É uma honra e uma emoção muito grande inaugurar o Contorno Viário da Grande Florianópolis, uma rodovia moderna que será fundamental para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do Brasil e trará impactos significativos na vida das pessoas que ali vivem. O Contorno Viário da Grande Florianópolis integra o corredor logístico do Mercosul que proporciona uma alavanca de grande valor para nosso fluxo de comércio internacional e nacional”, disse Garcia.
Impactos
De acordo com o governo, também houve a preocupação com os impactos ambientais do empreendimento. Durante a construção, foram implementados 13 programas ambientais para a proteção dos ecossistemas da região. Entre as ações, por exemplo, estão salvamento de fauna, preservação da cultura indígena, resgate de flora e plantio compensatório.
Mais de 14 mil mudas foram plantadas para garantir a conservação da biodiversidade local, com diferentes espécies nativas. Também foram removidos cerca 56 mil exemplares de espécies exóticas, contribuindo para a regeneração da restinga.
Durante as obras, foram identificados mais de uma dezena de sítios arqueológicos e 7.990 artefatos foram resgatados e preservados em instituições de guarda. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acompanhou o trabalho arqueológico.
Na região metropolitana há, ainda, dez comunidades indígenas Guarani, próximas às obras do contorno. Com efeito, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento considerou a situação social e histórica das comunidades, elaborando medidas de redução de impacto que, segundo o governo, foram realizadas de forma participativa.
Colaboração: Agência Brasil e Assessoria Arteris
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