Por Redação Engeplus
Em 23/06/2025 às 14:59O início da madrugada desta segunda-feira, dia 23, foi marcado por fortes tempestades no Oeste catarinense, causadas pelo avanço de uma frente fria. O sistema provocou danos em municípios como Abelardo Luz, Xaxim, Xanxerê, Descanso e São Lourenço do Oeste, com registros de destelhamentos, queda de árvores, galhos e postes.
As tempestades foram impulsionadas pela formação de uma linha de instabilidade, um fenômeno meteorológico caracterizado pelo alinhamento de nuvens de tempestade, capaz de gerar ventos intensos, chuva volumosa e, em alguns casos, tempestades severas, como micro explosão, que são correntes de vento descendentes muito fortes e concentradas, responsáveis por danos mais severos em pontos específicos.
O setor de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil já havia emitido Aviso Meteorológico vigente desde a sexta-feira, dia 20, alertando para o risco de chuva intensa e temporais localizados entre a tarde de domingo, dia 22, e a manhã desta segunda-feira, dia 23. As previsões se confirmaram, e os maiores impactos ocorreram na região de Abelardo Luz, onde as imagens do radar meteorológico de Chapecó indicaram o ponto de maior força da linha de instabilidade.
Em seu pico, os ventos foram estimados entre 70 e 80 quilômetros por hora, com relatos de rajadas que podem ter superado 100 km por hora em pontos isolados. Além dos ventos, a linha de instabilidade trouxe chuva intensa, com acumulados de até 20 milímetros em apenas 20 minutos, contribuindo para alagamentos pontuais na região.
Ao longo da madrugada, a Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu seis alertas vermelhos para temporais com ventos fortes, disseminados por diversos canais, incluindo WhatsApp, Google, SMS e cell broadcast (Defesa Civil Alerta), reforçando a importância das ações de autoproteção por parte da população.
Frio intenso, geada negra e chance de neve
Após a passagem da frente fria, uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar avança rapidamente sobre Santa Catarina. Ao longo da tarde desta segunda-feira, dia 23, e na madrugada de terça-feira, dia 24, as temperaturas devem cair de forma acentuada, trazendo sensação de frio extremo em todas as regiões do estado.
O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia, congelamento de pistas nas áreas de maior altitude e risco para a agropecuária.
A combinação do ar frio com os resquícios de umidade da frente fria cria uma pequena, porém possível, chance de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, especialmente entre a noite de segunda dia 23 e a manhã de terça-feira, dia 24, nas áreas mais altas do Planalto Sul, Meio-Oeste e parte do Oeste.
Além disso, há condições para formação de geada ampla e intensa, com destaque para a possibilidade de geada negra, fenômeno ainda mais severo para a agricultura, que ocorre quando a vegetação sofre congelamento sem formação visível de cristais de gelo, geralmente associado a ventos fortes e ao ar muito seco e frio.
Proteção e Defesa Civil segue monitorando
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue acompanhando em tempo real os desdobramentos dos eventos meteorológicos, atualizando informações e emitindo alertas à população. A recomendação é que a população acompanhe os canais oficiais da Defesa Civil e ative os alertas gratuitos, enviando seu CEP por SMS para 40199.
Colaboração: Tuliana Rosa.
Leia mais sobre:
Santa Catarina,
frente fria,
Defesa Civil.
União por ferrovias
Paulo Lopes
Florianópolis
Conscientização
Operação Descargo
Política estadual
Santa Catarina
União por ferrovias
Florianópolis
Conscientização
Operação Descargo
Política estadual