Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 22/04/2025 às 14:36Durante o feriado prolongado de Semana Santa e Tiradentes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou tanto a fiscalização quanto o policiamento nas rodovias federais que cortam Santa Catarina. Como resultado, três veículos com placas da Argentina foram interceptados no último sábado, dia 19, e seus ocupantes, todos estrangeiros, acabaram presos por tráfico internacional de drogas. As apreensões somaram mais de 300 quilos de maconha e levaram também à recuperação de um carro roubado. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, dia 22.
Na manhã de sábado, duas apreensões de drogas ocorreram em Joinville. Um carro, com placas da Argentina, foi interceptado por policiais após sair repentinamente da BR-101 e acessar uma estrada sem saída. Durante a vistoria ao veículo, os policiais localizaram 115 quilos de maconha escondidos em compartimentos ocultos, como portas e assoalho.
Minutos depois, a poucos quilômetros de distância, um automóvel importado, também com placas da Argentina, foi parado após desviar de uma barreira da PRF. A equipe percebeu informações inconsistentes e notou visível nervosismo dos ocupantes. Ao levarem o veículo para inspeção detalhada, os agentes encontraram pouco mais de 96 quilos de maconha distribuídos em locais como painel, forros laterais e porta-malas. Em ambos os casos, os motoristas relataram que pegaram os veículos já carregados no Paraguai e os entregariam em cidades do litoral catarinense.
Já na tarde de sábado, agentes da PRF abordaram outro automóvel emplacado na Argentina que trafegava na BR-101, em Itapema. A placa ilegível motivou a inspeção minuciosa do veículo, que acabou revelando quase 93 quilos de maconha escondidos em compartimentos do porta-malas, para-choque, portas e assoalho. Com o uso de técnicas de identificação veicular, os policiais descobriram que o automóvel era brasileiro, com placas clonadas e registro de roubo em Foz do Iguaçu (PR). O condutor e a passageira, ambos paraguaios, confessaram que levariam o carregamento até Porto Alegre (RS), onde receberiam R$ 10 mil pelo transporte.
Os presos foram encaminhados às unidades da Polícia Federal de Itajaí e Joinville para procedimentos legais. Os veículos e a droga foram apreendidos. As ocorrências foram enquadradas como tráfico internacional de drogas e, no caso de Itapema, também como receptação de veículo roubado.
Leia mais sobre:
PRF,
segurança,
Santa Catarina.
Rota do tráfico
Economia
Prejuízos
Aviso meteorológico
Maus-tratos
Aviso meteorológico
Maus-tratos