Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
Em 02/03/2016 às 20:45O Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador – Sesi disponibiliza, dentro do conceito da individualização do cuidado e da promoção da saúde, o serviço de Bioimpedância, com equipamento de ponta destinado a avaliação dos clientes, trabalhadores da Indústria e seus dependentes e de toda a comunidade.
Na avaliação de Bioimpedância uma pequena e inofensiva corrente elétrica percorre o corpo, e o equipamento mede a oposição da corrente do fluxo, já que a corrente elétrica move-se em diferentes velocidades pela massa magra e gordura corporal. A composição corporal é calculada levando-se em conta a resistência da corrente, sexo, idade e altura.
“A Bioimpedância pode ser aplicada para identificar riscos à saúde associados a níveis excessivamente altos ou baixos de gordura corporal total, monitorar mudanças na composição corporal associada a certas doenças, crescimento, desenvolvimento, maturação, idade, cirurgias (lipoaspiração, bariátrica) e emagrecimento, estimar o peso corporal ideal, controle hídrico, controle da composição corporal de atletas e avaliar o estado nutricional do paciente (obesidade, magreza, desnutrição)”, explica a nutricionista clínica do Sesi, Cristiane Laurentino.
Segundo ela, a Bioimpedância também contribui a profissionais como médicos, nutricionistas e da área de atividade física no sentido da otimização de programas de emagrecimento ou manutenção do peso saudável e ganho de massa muscular, é a análise precisa da composição corporal através de um exame simples. Esta avaliação propicia informações relevantes à individualização e direcionamento do acompanhamento, contribuindo para maximização dos resultados.
“Adultos e crianças podem se submeter à avaliação de Bioimpedância, as únicas contraindicações são gestantes, pessoas com marcapasso ou placas metálicas no corpo e crianças menores de 3 anos ou abaixo de 10 quilos de peso ou 95 cm de altura”, explica a supervisora do Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador, Kênia Chechetto Motta de Farias.
Importância da alimentação balanceada
A alimentação balanceada é aquela que fornece quantidades adequadas para cada indivíduo de todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo como: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água.
“Uma dieta ou plano alimentar personalizado otimiza o alcance dos objetivos do paciente, além de ser mais fácil de ser seguido não só durante o tratamento, mas pela vida toda. Nenhuma dieta é igual, cada paciente tem especificações diferentes como peso, altura, nível de exercícios físicos, logo, não adianta seguir a dieta do colega ou se basear em dietas prontas e milagrosas, onde estas por sua vez, podem levar ao famoso efeito sanfona, trazendo prejuízos à saúde”, explica a nutricionista.
Além do peso saudável, os planos alimentares individualizados contribuem para prevenção e controle das doenças metabólicas tais como: diabetes, hipertensão, hipercolesterolemias e doenças cardiovasculares. “Calcular um plano alimentar não é tão simples como parece, não é apenas usar fórmula, como vemos em alguns sites da internet. O plano ideal é aquele que é feito em consultório, pois, são muitos detalhes para analisar, avalições físicas, clínicas e antropométricas além do exame de Bioimpedância. Para ter sucesso no alcance do peso saudável é fundamental a reeducação alimentar e prática de atividades físicas. Procurar profissionais habilitados é a melhor maneira para aprender como se alimentar e se exercitar de forma adequada e segura”, garante Cristiane.
Saiba Mais:
O Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador – Sesi está localizado na Rua Marechal Deodoro, 234, Centro de Criciúma. O telefone de contato para mais informações sobre o exame de Bioimpedância é o 3431-9821.
( Colaboração: Jéssica Pereira / Nova Texto Comunicação )
Leia mais sobre:
criciuma,
sesi.
Momento de alerta
Conhecimento
Conscientização
Terceira edição
Atendimentos
Julho amarelo
Momento de alerta
Conhecimento