Imunização

Campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima semana em Criciúma

Município está planejando ações em parques, mercados e shoppings

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 31/03/2025 às 10:39
imagem da noticia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Criciúma já está nos preparativos para iniciar a 27a Campanha de Vacinação contra a gripe. A iniciativa está marcada para começar na próxima segunda-feira, dia 7, e o município está finalizando o cronograma de ações para reforçar a imunização, que será divulgado até esta sexta-feira, dia 4.

Segundo o secretário de saúde de Criciúma, Deivid Freitas, neste ano será novamente realizado ações nos parques, shoppings, mercados e nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em todo Estado, o ‘Dia D’ nas UBSs está previsto para o dia 10 de abril, porém, a pasta ainda está avaliando a data para a mobilização. O dia exato também será divulgado até o fim desta semana.

“Estamos planejando e montando uma programação especial de ações que serão realizadas entre os meses de abril e maio. No ano passado tivemos um resultado positivo, já que atingimos cerca de 53% da cobertura. Entretanto, neste ano queremos intensificar as ações e atingir a cobertura mínima, que é de cerca de 60%”, informou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Importância da imunização

Para se vacinar, Freitas explicou que as pessoas precisam procurar as UBSs dos seus bairros com a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS), um documento com foto e com a Carteira de Vacinação. Conforme o secretário, é importante as pessoas buscarem a imunização quanto antes, principalmente por conta do início do período de inverno.

“É importante ressaltar que essa vacina ajuda a prevenir várias gripes. O inverno é um período sazonal para a doença, que ocorre mais entre crianças e idosos, que são nossos grupos prioritários. As pessoas precisam buscar o mais rápido possível a vacina, pois além de se protegerem, também ajudam a proteger a população como um todo, diminuindo o aumento do próprio contágio”, informou.

Freitas também reforçou que o processo de imunização iniciará com os grupos prioritários, como idosos, crianças e gestantes. Posteriormente, quando a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ou o Ministério da Saúde ampliarem o público-alvo, a vacinação também será aberta para toda população criciumense.

“Ainda, é importante destacar que no período da campanha contra influenza, que é a vacinação da gripe, as pessoas também podem aproveitar este período para atualizarem a sua Carteira Nacional de Vacinação nas 46 Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou.

Confira abaixo a lista de grupos prioritários: 

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

Trabalhadores da saúde;

Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

Professores do ensino básico e superior;

Povos indígenas e quilombolas;

Idosos com 60 anos ou mais de idade;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

Trabalhadores Portuários;

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Leia mais sobre:

criciuma,

saude,

gripe,

Campanha de Vacinação.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde