Por Redação Engeplus
Em 04/04/2025 às 21:47A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia nesta segunda-feira, dia 7, a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe. Neste dia, os fumacenses dos grupos prioritários já poderão se imunizar contra o vírus da influenza nas sete salas de vacinação do município, instaladas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Central, Distrito de Estação Cocal, Jussara, Graziela, Maccari, Naspolini e Mina Fluorita.
Para facilitar o acesso da população às salas de vacina, em breve a Secretaria de Saúde disponibilizará horários diferenciados de atendimento, após as 17 horas, em algumas Unidades de Saúde, durante o período da campanha, em datas a serem divulgadas. Além disso, o ‘Dia D’ de vacinação contra a influenza acontecerá no dia 10 de maio.
A vacina contra a influenza agora integra o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos, integrando a estratégia de vacinação de rotina destes grupos. “A imunização contra a gripe é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a propagação do vírus influenza e suas complicações, especialmente entre os grupos mais vulneráveis”, explica a secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes.
Para a vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, se tiver. A vacina disponibilizada pela rede pública de saúde protege contra os principais vírus influenza no Brasil, incluindo o influenza A (H1N1), o influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
A Vigilância Epidemiológica fumacense ressalta que a vacina contra a influenza pode ser administrada com outros imunizantes, e que as crianças que tomarem a vacina pela primeira vez devem receber duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas. O imunizante leva de duas a três semanas após a aplicação para atingir a proteção adequada. Abaixo, confira os grupos prioritários a serem vacinados:
Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
Idosos com 60 anos ou mais;
gestantes; puérperas (até 45 após o parto);
Trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas e quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores Portuários;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, atualmente em Morro da Fumaça existem 3.162 idosos, 1.304 crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 118 gestantes. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é imunizar, ao menos, 90% dos grupos prioritários.
Vacinação contra o tétano
A Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça também reforça a necessidade de atualização da caderneta de vacinação com a imunização contra o tétano. O esquema vacinal recomendado é de três doses e um reforço a cada dez anos e uma dose a cada gestação. A orientação destaca que o tétano segue como um problema de saúde pública no país e no Estado e que, mesmo com baixa incidência, registra alta taxa de letalidade, chegando a 40% em 2024.
A faixa etária mais afetada é de indivíduos com mais de 50 anos, sendo os ferimentos em membros inferiores, causados por pregos, arames farpados e facas, a principal via de entrada da doença. A vacina dT (dupla adulto), que protege contra o tétano, também confere proteção contra a difteria, que atinge todas as faixas etárias e tem como única medida de prevenção a vacina.
O cidadão pode procurar a sala de vacinação mais próxima, com a caderneta de vacinação, se a tiver, e atualizar sua imunização contra o tétano e a difteria.
Colaboração: Fernanda de Maman/Prefeitura de Morro da Fumaça
Leia mais sobre:
saude,
Morro da Fumaça,
gripe,
Campanha de Vacinação.
Reconhecimento
Autocuidado
Dia Mundial da Saúde
Atividade física
Imunização
Atividade física