Prevenção

Vacinação contra a gripe reduz complicações, internações e mortalidade relacionadas à influenza

Baixa adesão à vacina contra gripe entre os grupos prioritários preocupa

Por Redação Engeplus

Em 24/04/2025 às 16:25
imagem da noticia
Foto: Freepik/Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) entra na terceira semana e a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça destaca a importância da imunização como forma de prevenção para reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, especialmente nos grupos prioritários para a vacinação.

O vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, é uma infecção respiratória viral aguda que afeta o sistema respiratório cujos casos podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.

"Proteger-se da gripe e de suas complicações é possível com a vacinação, que é segura e altamente eficaz. Ela desempenha um papel essencial na prevenção de formas graves da doença e na redução da mortalidade", explica a secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A gestora de Saúde ainda pontua que a vacinação para os grupos prioritários está abaixo do esperado no município, que tem como meta imunizar 90% dos grupos prioritários. “Vamos reforçar a nossa campanha, assegurando a alta cobertura vacinal em grupos prioritários e de alto risco já que casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de dois anos”, detalha.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

Salas de Vacinação em horário estendido para imunização contra a gripe

Na segunda e terça-feira, dias 28 e 29 de abril, três Unidades Básicas de Saúde estarão com suas salas de vacinação atendendo em horário estendido para imunização contra a influenza. Na segunda-feira, dia 28, a UBS do bairro Linha Cabral atenderá até as 20 horas, já na terça-feira, dia 29, as UBS dos bairros Linha Torrens e Estação Cocal atenderão até as 20 horas.

Já no sábado, dia 10 de maio, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça realizará o Dia D de vacinação contra a gripe, com uma ação especial na praça em frente ao Paço Municipal Auzílio Frasson e atendimento nas sete salas de vacinação do município. Nesse dia (10/05), as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Central, Estação Cocal, Jussara, Graziela, Maccari, Naspolini e Mina Fluorita estarão abertas das 8 às 17 horas.

Os grupos prioritários a serem vacinados são crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (até 45 após o parto); trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores Portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. 

Colaboração: Fernanda de Maman/Prefeitura de Morro da Fumaça

Leia mais sobre:

Morro da Fumaça,

gripe,

Vacinação.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde