Imunização

Saúde de Morro da Fumaça inicia aplicação da “dose zero” contra sarampo para bebês de 6 a 11 meses

Vacinação busca prevenir a reintrodução e disseminação da doença

Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br

Em 15/06/2025 às 18:19
imagem da noticia
Foto: Ricardo Trida/GOVSC

A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia nesta segunda-feira, 16 de junho, a aplicação da Dose Zero (D0) da vacina contra sarampo em crianças com idade entre 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade. No município a vacinação vai ocorrer por agendamento e, neste primeiro momento, nas salas de vacinação das Unidades de Estação Cocal, Valsechi e Cohab. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e também da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, a iniciativa se faz necessária devido aos 2.325 casos de sarampo em países da América, incluindo quatro óbitos, o que acende um alerta aos países e evidencia a necessidade urgente de um reforço na prevenção para evitar a reintrodução e disseminação do sarampo no país. A Vigilância Epidemiológica fumacense esclarece que a “dose zero” não substitui as doses da vacina já previstas no calendário nacional de vacinação. Trata-se de uma estratégia temporária, adotada em momentos em que há risco de surto, para proteger os bebês que são os mais vulneráveis às complicações da doença.

A secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes, destaca que a medida preventiva é necessária, visto que o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode trazer complicações sérias, principalmente para bebês menores de um ano. "É com grande responsabilidade e compromisso com a saúde das nossas crianças que anunciamos o início da aplicação da chamada Dose Zero contra o sarampo em nosso município. Reforçamos aos pais e responsáveis a importância de estarem atentos ao calendário de vacinação e levarem seus filhos às unidades de saúde. A vacina é segura, eficaz e salva vidas. Contamos com a colaboração de todos para manter Morro da Fumaça livre do sarampo e protegida contra essa ameaça”. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, o público alvo da ação é de 97 crianças, sendo 49 de 6 a 8 meses e 48 crianças de 9 a 11 meses.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Extremamente contagiosa, doença pode resultar em complicações severas e até levar a óbito

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças menores de um ano de idade. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Apresentando sinais e sintomas do sarampo, o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente para que seja feito o diagnóstico e tratamento da doença.

Colaboração: Fernanda de Maman/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Morro da Fumaça

Leia mais sobre:

saude,

Morro da Fumaça,

vacina,

Sarampo.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde