Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 17/06/2025 às 16:11Você já ouviu falar da ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo? O Ministério da Saúde (MS) recomendou no final do mês de maio deste ano que municípios de fronteira e com maior circulação de pessoas na região Sul do Brasil, façam a aplicação da vacina em bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade, como medida preventiva para evitar a reintrodução do vírus no país.
Até 19 de abril, os dados apontaram 2.325 casos de sarampo nas Américas, incluindo quatro óbitos. Os casos foram registrados na Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, México, Estados Unidos e Brasil. O número representa um aumento de 11 vezes em comparação com os 205 casos registrados no mesmo período de 2024.
Segundo o MS, a 'dose zero' oferece uma proteção precoce e temporária, reduzindo o risco de formas graves da doença e de transmissão comunitária. Por ter resposta imune menor nessa faixa etária, não substitui as doses do calendário de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses de idade, respeitando intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses.
Região Sul
A chegada da 'dose zero' foi anunciada pela Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, que iniciou a aplicação nessa segunda-feira, dia 16, mediante agendamento, no primeiro momento, nas salas de vacinação das Unidades de Estação Cocal, Valsechi e Cohab.
Em Criciúma, um caso suspeito de sarampo foi descartado há 30 dias. Entretanto, a orientação do MS sobre a aplicação da ‘dose zero’ ainda não está sendo executada. Conforme o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, o município aguarda as orientações do governo do estado. “Acredito que na próxima reunião de gestores estaduais será deliberada essa questão e serão feitos os encaminhamentos”, disse. O encontro está previsto para acontecer no início do próximo mês.
Além do Sul, a recomendação do MS foi feita também para os estados de Roraima e Amapá, na região metropolitana de Belém e na região metropolitana de São Paulo.
Leia mais sobre:
saude,
vacina,
bebês,
dose zero.
Conhecimento
Conscientização
Terceira edição
Atendimentos
Julho amarelo
Sala azul
Conhecimento