Por Redação Engeplus
Em 20/06/2025 às 17:20O município de Criciúma marcou presença na 38ª edição do Congresso Nacional do Conasems, o maior evento global sobre saúde pública, realizado em Belo Horizonte-MG entre os dias 15 e 18 de junho. Durante o evento, duas ações desenvolvidas na cidade foram escolhidas pelo Conasems/SC para a 20ª Mostra ‘Brasil, Aqui Tem SUS’, um espaço para destacar e divulgar experiências de sucesso nos serviços de saúde em todo o país.
As representantes de Criciúma são a nutricionista Ana Paula Aguiar Milanez, com o projeto ‘Proteção e Afeto no Seio da Cidade’, e a enfermeira Larissa Alves, que apresentou a proposta ‘Teleorientação como ferramenta do cuidado’, parte do Programa Melhor em Casa. “É uma grande satisfação ver nossa cidade reconhecida ao nível nacional por projetos que cuidam das pessoas com atenção e eficiência, que servem de modelo para outros municípios", disse o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
O trabalho da nutricionista Ana Paula se concentra no apoio ao aleitamento materno. Através do projeto, foram distribuídos mais de 2.400 kits com protetores mamilares e rosquinhas de amamentação para as Unidades Básicas de Saúde, destinadas a gestantes puérperas. O objetivo do projeto é apoiar o cuidado com os seios durante essa fase e promover a amamentação materna exclusiva até os seis meses. “É um cuidado que vai além da saúde física. Envolve carinho, proteção e um apoio fundamental neste momento da maternidade que é tão delicado para diversas mulheres”, explicou Ana Paula.
Já o projeto da enfermeira Larissa, desenvolvido em parceria com a Unesc, busca melhorar o cuidado com pacientes acamados. O Programa ‘Melhor em Casa’, realiza procedimentos de média e alta complexidade a domicílio, evitando internações prolongadas em leitos hospitalares e garantindo um atendimento humanizado, tanto para os acamados quanto para a família.
“A tele orientação permite que os cuidadores especializados da área da saúde recebam orientações rápidas, e que o acompanhamento dos pacientes seja mais ágil e polido. Isso melhora o cuidado e garante mais segurança para todos”, ressalta Larissa. O Secretário Municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, que reforçou o compromisso de Criciúma com uma saúde pública humanizada e eficiente.
“Ver nossos profissionais levando o nome de Criciúma para um congresso tão importante mostra que estamos no caminho certo, cuidando das pessoas com responsabilidade e inovação”, destaca o Secretário.
Colaboração: Amanda Souza.
Leia mais sobre:
criciuma,
saude,
Congresso Nacional do Conasems.
Conhecimento
Conscientização
Terceira edição
Atendimentos
Julho amarelo
Sala azul
Conhecimento