Criciúma

Operação Limpa Fios inicia na próxima semana para retirada de cabos clandestinos e sem atualização

A ação será realizada no dia 4 de abril nas ruas Marechal Deodoro e Coronel Marcos Rovaris

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 27/03/2025 às 11:57
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Unsplash/Ilustrativa

A Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento, em parceria com as Centrais Elétricas Santa Catarina (Celesc), inicia na próxima sexta-feira, dia 4 de abril, a “Operação Limpa Fios” nas ruas Marechal Deodoro e Coronel Marcos Rovaris na área central da cidade. A expectativa é de que mais de duas toneladas de fios inativos sejam retirados dos postes na primeira fase da ação. 

“A maioria dos fios que estão expostos são de telefonia, internet, TV a cabo e muitos deles são fios obsoletos. Esses fios precisam ter uma identificação, ou seja, uma placa amarela, que também precisa ser renovada para mostrar que aquela fiação está em uso”, explica o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento, Celsinho Menezes, em entrevista ao programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.

Conforme Menezes, a Celesc fará a coordenação técnica da operação. “As operadoras de telefonia e internet participarão deste mutirão, pois serão fiscalizados diversos postes. Vamos retirar cabos e fios que estão desatualizados e aqueles que não estão em uso, por exemplo, temos muita fiação ainda da época da Telesc”, afirma. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Cabos clandestinos 

O diretor de Iluminação Pública e Monitoramento detalha que durante a operação serão vistoriados cabos clandestinos. “Nós temos também além dos que estão em desuso, eventualmente, algum cabo clandestino ou irregular, tem também os cabos rompidos e os não identificados e serão todos recolhidos. As operadoras de telefone e internet já foram comunicadas e informadas em quais áreas serão feitas as ações para poderem se regularizar. Quem não tiver regularizado ou que não tenha permissão, terão cabos e fios retirados”, pontua. 

Trânsito 

A Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma também atuará na operação em virtude do tráfego de veículos. O trânsito será sinalizado para que os profissionais possam atuar nos postes. 

Leia mais sobre:

criciuma,

Operação Limpa Fios.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui