Segurança pública

Simulado de assalto a banco mobiliza Polícia Militar em Nova Veneza

A simulação envolveu viaturas, equipes especializadas e protocolos de contenção

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 28/03/2025 às 11:13
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

A cidade de Nova Veneza foi escolhida para sediar um simulado de assalto a banco na manhã desta sexta-feira, dia 28. A ação iniciou às 6 horas, sendo organizada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e contou com a participação de policiais militares e atores, que representaram criminosos e reféns.  

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) iniciou na última segunda-feira, dia 24, a 10ª edição do Curso de Ações Integradas de Defesa na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma. O treinamento faz parte das estratégias da corporação para aprimorar a resposta a situações de alto risco, como roubos a instituições financeiras. Durante o simulado, foram testadas táticas de negociação, gerenciamento de crise e resposta tática, com o objetivo de garantir a segurança da população e a eficiência da atuação policial.  

A simulação envolveu viaturas, equipes especializadas e protocolos de contenção. O comandante do Comando de Operações Busca, Resgate e Assalto (Cobra), unidade do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), capitão Bruno Alves de Morais, explicou a importância do simulado para os policiais militares. Confira abaixo o vídeo: 

Continua após anúncio
Fim do anúncio


A ação foi previamente comunicada à comunidade para evitar alarmes indevidos. O local foi isolado para que ninguém pudesse atrapalhar a ação ou até mesmo se machucasse.

Sobre a simulação

Quatro criminosos fortemente armados chegaram ao local com uma caminhonete branca, renderam pessoas que estavam na via e fizeram como reféns, em seguida, entraram na agência e roubaram dinheiro.

Durante a ação, eles realizaram explosões e disparos de festim.  Após o crime, eles deixaram um explosivo na porta da agência bancária e fugiram colocando os reféns em cima da caminhonete. Os reféns foram liberados em seguida, porém os quatro criminosos fugiram com o dinheiro. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e os policiais precisaram acionar o Bope para desarmar o explosivo. Além disso, os militares afastaram populares da área e iniciaram buscar pelos assaltantes.

O Bope esteve no local com um robô para desarmar a possível bomba. O comandante do Cobra destacou a importância dos policiais de cada região participarem do treinamento.

 

Na tarde desta sexta-feira, às 14 horas, acontece a formatura dos 60 policiais que participaram do curso. Confira abaixo as fotos:

Leia mais sobre:

Polícia Militar,

segurança,

Nova Veneza.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui