Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 18/06/2025 às 18:09Pela oitava vez Criciúma foi sede do curso de táticas policiais, que forma militares para atuarem em ocorrências de alto risco e patrulhamento ostensivo. A formatura dos novos taticanos aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 18, no quartel da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM).
Entre os novos formados estão policiais de Criciúma, Araranguá, Içara, Tubarão, Laguna, Imbituba, São José, Itapema, Navegantes, Blumenau, Joinville, Concórdia e Dionísio Cerqueira. São 29 policiais que passam a compor as tropas táticas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
“Os municípios de Santa Catarina têm, em suas histórias, acontecimentos impactantes que necessitaram da participação da Polícia Militar de Santa Catarina. E preocupado com essas situações, a instituição tem investido esforços para melhorar a capacitação dos nossos homens e mulheres, para que tenhamos os melhores para dar a resposta que a comunidade precisa. E essa tropa foi preparada para dar a resposta apropriada ao pior cenário”, destacou o Jofrey Santos da Silva, subcomandante da PMSC.
Foram 30 dias de curso em semi-internato. A preparação começou com um efetivo de 40 policiais, mas nem todos conseguiram concluir, devido à alta exigência física. “Eles tiveram apenas 30 horas de liberação. Foram testados fisicamente, tecnicamente e psicologicamente em disciplinas focadas em formá-los, forjá-los e aprimorá-los na missão dos táticos, que é a intervenção de ocorrências de crise”, detalhou o capitão Giovanni Fagundes dos Santos, comandante e Companhia de Patrulhamento Tático de Criciúma e coordenador do curso.
Os alunos foram submetidos a situações de fadiga e estresse durante 272 horas. Entre as disciplinas ministradas estavam patrulha moral, instrução tática individual, atendimento pré-hospitalar tático, patrulhamento tático, patrulha urbana, primeira intervenção em ocorrências de crise, gestão de multidões (como eventos esportivos), atuação armada, técnicas de abordagem policial, tiro e outros.
“A Polícia Militar de Santa Catarina tem a preocupação de manter as nossas tropas muito bem armadas e equipadas, mas, principalmente, muito bem treinadas. De nada adianta ter bons equipamentos e armamentos se não tivermos policiais aptos para operarem esses materiais. Estamos entregando para a sociedade policiais capazes de atuar nas mais extraordinárias ocorrências, de alto risco e complexidade”, enfatizou o tenente-coronel Mário Luiz Silva, do 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM).
O curso de táticas policiais da PM em Criciúma é considerado um dos mais tradicionais do estado. O município já foi sede da formação nos anos de 1998, 2001, 2003, 2005, 2008, 2015, 2017 e 2025.
Leia mais sobre:
criciuma,
segurança,
formatura,
táticas poliais.
Bairro Naspolini
Segurança
Segurança
Acidente
Ronda policial
Morro da Fumaça
Nesta sexta
Em andamento