Cão localizado

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em ação de maus-tratos contra cão

Mandado foi expedido pela Vara Regional de Garantias de Criciúma

Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br

Em 19/06/2025 às 08:51
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Passo de Torres, com apoio da Delegacia de Polícia de Santa Rosa do Sul, cumpriu no final da tarde dessa quarta-feira, dia 18, um mandado de busca e apreensão em imóvel localizado em Passo de Torres, em uma investigação de maus-tratos contra animal doméstico. O mandado foi expedido pela Vara Regional de Garantias de Criciúma, em atendimento à representação elaborada pelo Delegado de Polícia Rafael de Chiara, responsável pela condução da investigação.

O caso teve início no final de maio, quando um cão de porte médio foi encontrado em situação de abandono, subnutrição, infestação por parasitas e com uma lesão grave na face. Após o resgate, o animal recebeu atendimento veterinário e passou a ser acolhido por uma moradora local, que custeou integralmente os cuidados necessários à sua recuperação.

Dias depois, uma mulher, identificada como a antiga tutora do animal, de forma violenta proferiu ameaças e retirou o cão das mãos de um familiar da atual responsável. Segundo a Polícia Civil, a conduta também caracteriza, em tese, o crime de roubo. Com base nos elementos colhidos ao longo da investigação, o delegado representou judicialmente pela expedição do mandado de busca e apreensão, destacando a urgência da medida para preservar a integridade física do animal e para a coleta de provas que auxiliem no esclarecimento completo dos fatos.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Durante o cumprimento da ordem judicial, o animal foi localizado na residência da investigada e resgatado pela equipe policial, sendo imediatamente restituído à responsável por seu acolhimento e tratamento. Além da apuração dos crimes de maus-tratos e roubo, o caso também é analisado sob a perspectiva da pena de proibição de guarda de animais, prevista na legislação ambiental vigente.

A Polícia Civil reforça que o crime de maus-tratos é de ação penal pública incondicionada, com pena de até cinco anos de reclusão quando a vítima for cão ou gato, e que todas as denúncias recebidas são devidamente apuradas, com prioridade à proteção da vida e do bem-estar dos animais.

Leia mais sobre:

Polícia Civil,

cão,

maus-tratos.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui