Trânsito

Após liberação, DNIT seguirá com execução de serviços emergenciais na BR-470

Rodovia em Rio do Sul foi reaberta na noite de terça-feira, dia 12

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 13/03/2024 às 13:50
imagem da noticia
Foto: Divulgação/DNIT

O tráfego da BR-470 no km 143, em Rio do Sul, foi reaberto após quase um mês de obras de recuperação emergencial. A liberação foi feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na noite de terça-feira, dia 12, em ambos os sentidos, sem restrições, por volta das 19h20, antes do horário previsto. Ao longo dos próximos dias, o local  receberá serviços complementares de calçada, meio-fio, construção de sarjetas e aplicação de defensas metálicas.

O Departamento aguarda ainda a conclusão de obras de drenagem pela prefeitura de Rio do Sul. Após a liberação, o DNIT seguirá com execução de serviços emergenciais na BR-470/SC. Outros segmentos da rodovia já estão sendo ou serão contemplados, como trechos em Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Pouso Redondo, Rio do Sul, Ibirama, Apiúna e Rodeio, entre outras cidades, que foram afetados pelas fortes chuvas dos últimos meses.

Trecho estava bloqueado desde o dia 14 de fevereiro

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O segmento estava totalmente bloqueado desde o dia 14 de fevereiro, tendo recebido serviços de remoção de solo mole, aplicação de rocha, construção de novos dispositivos de drenagem, pavimentação e sinalização.O trecho passou por uma obra de recuperação após um deslizamento de terra ocorrido na madrugada do dia 14 de fevereiro deste ano, seguida de um novo escorregamento de material no dia 16.

Conforme o DNIT, isso ocorreu devido ao bom andamento da obra e condições climáticas favoráveis. Ao todo, mais de 50 mil metros cúbicos de solo mole foram retirados, com aplicação de 40 mil metros cúbicos de rocha detonada, o que representa 2 mil cargas de caminhão. O reaterro em rocha, solução adotada pelo DNIT, ocorreu em uma extensão de cerca de 50 metros de comprimento e 10 de profundidade. Além disso, o trecho recebeu retaludamento na beira do rio Itajaí do Oeste e o DNIT estuda uma solução para recuperar a vegetação local. 

Leia também: Reabertura da rodovia BR-470 é antecipada para esta terça-feira

Leia mais sobre:

transito,

BR-470,

recuperação emergencial.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Trânsito