Vereador propõe estudo para implementação de jardins sensoriais nos parques de Criciúma
Requerimento é de autoria do parlamentar Antonio Cordova de Oliveira
Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
2 min de leitura

Um requerimento do vereador Antonio Cordova de Oliveira (PL), o Toninho da Figueira, está questionando a Prefeitura de Criciúma sobre a possibilidade de ser feito um estudo para a implementação de jardins sensoriais nos quatro parques do município. O texto será apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 7.
O parlamentar informou que a medida será destinada, especialmente, para às pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem prejuízo do seu uso por toda a coletividade. Em caso aprovação, a administração municipal terá 30 dias para responder aos questionamentos.
“O município já possui iniciativas relevantes voltadas à causa, como o projeto da chamada ‘Cidade do Autista’. Todavia, a presente proposta apresenta um diferencial importante: a democratização do acesso, levando estruturas inclusivas para espaços públicos já consolidados e amplamente frequentados pela população”, frisou.

O que são jardins sensoriais?
Oliveira explicou que os jardins sensoriais são ambientes planejados com estímulos táteis, visuais, auditivos e olfativos, constribuindo, sigificativamente, para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, além de proporcionar bem-estar e também integração familiar. Para o parlamentar, a iniciativa amplia o acesso à inclusão de forma descentralizada e cotidiana.
“Os parques municipais de Criciúma são intensamente utilizados, sobretudo aos finais de semana, sendo pontos de encontro de famílias e de pessoas com TEA, que já frequentam tais locais de forma espontânea. A medida se revela socialmente necessária, juridicamente adequada e administrativamente viável, representando importante avanço nas políticas públicas inclusivas no município”, afirmou.







