Longe de casa

Casal de Criciúma coleciona 14 países visitados em viagem pelo mundo

A viagem começou como um ano sabático, mas ainda não tem data de término

Por Louise Müller - jornalismo@engeplus.com.br

Em 07/06/2023 às 14:22
imagem da noticia
Foto: Arquivo pessoal

Com 14 países e 4 continentes visitados, um sonho que vem se tornando realidade na vida de Thiago da Silva e Vanessa Avila, um casal criciumense de aventureiros que decidiu percorrer o mundo em busca da liberdade, de conhecer mais culturas e acima de tudo, viajar. Tudo começou há dez anos, quando Vanessa e Thiago se conheceram na escola em que ele trabalhava como professor de história.

Vanessa iniciou um estágio no local, e depois de poucos meses os dois decidiram namorar. Foi em 2018 que a primeira viagem internacional do casal foi realizada. Eles contam que foram 24 dias desbravando a Europa - tempo suficiente para mudar o rumo da vida da dupla.

De acordo com Vanessa, no retorno ao Brasil a vontade de poder viajar ainda mais acendeu. Foi então que as pesquisas na internet mudaram. “Comecei a pesquisar sobre formas de viajar e encontrei informações sobre fazer um ano sabático. A partir daí, vi que era isso que eu queria realizar na minha vida. Convenci o Thiago a embarcar nesse sonho também. Desde o começo da viagem nos propusemos a viajar como mochileiros, ficando em hostels, comendo comida local e realizando algumas experiências para diminuir os custos e ter mais contato com a cultura local, como o house sitting ", conta Vanessa. A prática do house sitting consiste em se hospedar em casas de proprietários locais. 

Com a decisão, vieram três anos de planejamento, incluindo o roteiro, financeiro e como viajar gastando pouco. Foi então que no dia 22 de maio de 2022 a viagem teve seu início. Os planos do casal mochileiro incluíam um ano conhecendo novos países, mas a boa organização e execução do plano possibilitou a adição de mais meses no roteiro - que agora não tem data para acabar.

Segundo Vanessa, a boa organização financeira possibilitou que o casal pudesse aproveitar as experiencias e culturas sem precisar trabalhar durante o momento de aventura. Atualmente, o dois estão hospedados em Port Barton, nas Filipinas. “Passamos por 14 países e 4 continentes. Colômbia, México, Holanda, Bélgica, Irlanda, Croácia, Bulgária, Turquia, Egito, Índia, Tailândia, Vietnã, Filipinas e Indonésia até agora. Durante os 3 anos em que nos organizamos, trabalhamos bastante e poupamos tudo o que podíamos. Não somos ricos, só viajamos de uma forma mais barata”, explica Vanessa. 

Contato com novas cultura, diferentes formas de realizar atividades e conhecer novas pessoas: no decorrer da viagem são momentos marcantes que tomam forma no dia a dia do casal aventureiro. Para Vanessa, a experiência abre a mente para conhecer a diferença da vivência de outras pessoas no mundo. A parte que mais marcou a viajante até o momento foi a chegada no continente asiático, que para ela era um local que parecia muito distante da trajetória. “Quando completamos um ano de viagem também foi um momento muito marcante, é um sentimento de realização indescritível. Foram tantos anos sonhando e planejando. É maravilhoso olhar para trás e ver que conseguimos realizar”, explica a dona da página no Instagram @sabaticoadois. 

Apesar dos perrengues presentes em qualquer viagem, Vanessa expõe que realizar uma viagem desse tipo é uma escolha importante. "É necessário estar disposto a colocar isso como uma prioridade. Assim como de muito planejamento e dedicação, tanto financeiro como de organização." E acima disso, coragem para viver momentos únicos.

Leia mais sobre:

criciuma,

Viagem ao mundo.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Viagens