JGFilhos

AgroPonte conta com 35 expositores da agricultura familiar

Feira é a oportunidade para pequenos produtores apresentarem seus produtos

Por Lucas Renan Domingos -

Em 18/08/2022 às 18:29
imagem da noticia
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus

A Feira AgroPonte é um espaço de oportunidades para os pequenos produtores. O evento acontece no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, até o dia 21 e conta com 35 expositores da agricultura familiar da região. É durante esses dias que muitas famílias que tiram do campo o seu sustento aproveitam para divulgar os seus negócios.

São empreendedores como a família que administra a JGFilhos, marca de produtos que tem como a matéria-prima a cana-de-açúcar, que perpetuam a tradição dos seus descendentes. “Somos uma empresa familiar. Os avós do meu marido já faziam produtos à base de cana-de-açúcar. Depois, os meus sogros passaram a fazer os produtos e hoje é a minha família”, conta a proprietária da JGFilhos, Edineia Coelho da Rosa de Souza.

Ela, o esposo Rosimar e os filhos Jeferson e Gislaine são os únicos responsáveis pela plantação, colheita e processamento da cana-de-açúcar, que mais tarde se tornará os produtos da JGFilhos. “Fazemos melado, açúcar mascavo, caldo de cana e cachaça”, enumera a empreendedora ao citar que os produtos são 100% naturais.

A união familiar está até no nome da empresa. As letras "J" e "G" são as iniciais dos filhos do casal. “Eu me sinto muito feliz em continuar a tradição da minha família, que começou lá com meus bisavós. Eu até tentei trabalhar longe de casa, mas voltei para a nossa propriedade para ajudar meus pais. É onde eu gosto de estar”, destaca Gislaine, filha de Edineia e sócia da JGFilhos.

O futuro na produção cachaça

A marca agora se prepara para um novo momento, a expansão da produção de cachaça. Apesar de já contarem com um alambique, a JGFilhos ainda não está apta a efetuar a realizar a comercialização do produto.

“É um próximo passo. Já estamos caminhando para finalizar todas as etapas para legalizar a venda. Fazemos cachaça com sabor. Temos opções de cachaça com maracujá, butiá, jabuticaba, abacaxi e canela. Chegamos a testar de menta, mas não aprovamos”, explica Gislaine.

E é na Feira AgroPonte que elas também aproveitam para divulgar o produto. “Aqui trouxemos a cachaça apenas para o pessoal degustar. E usamos o evento para isso, para apresentar nossos produtos. Já é sexta feira que participamos. É muito positivo, porque nós não teríamos condições de expor em uma feira tão grande como a AgroPonte se a gente não tivesse esta oportunidade”, destaca a sócia.

Leia mais sobre:

agroponte,

expositores,

agricultura familiar,

jgfilhos.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de AgroPonte 2022