Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 18/08/2022 às 21:01Você já ouviu falar no leite A2A2 que é recomendado para pessoas com intolerância à lactose? Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), a raça produz um leite que diminui a incidência de alergias a determinada proteína do leite. O animal está presente na 11ª Feira AgroPonte, em Criciúma, e nesta edição a raça participou de julgamentos na tarde e noite desta quinta-feira, dia 18.
De acordo com o zootecnista e jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Roberto Vilhena Vieira, esse leite também pode ser encontrado em outras raças zebuinas leiteiras. "Ele tem uma característica que não dá essa alergia, e isso fez com que muitas fazendas selecionassem animais geneticamente, que tem as características no seu DNA e estão cruzando animais para fixar isso na sua fazenda e produzir leite, queijo, iogurte, tudo com leite A2A2, e os adultos, as crianças, que tem alergia vão poder consumir esse leite", comentou. O leite produzido pelas vacas Gir leiteiro possui uma grande qualidade nutricional, com grande porcentagem de gordura e proteína, sendo assim um produto bastante apreciado pela indústria de laticínios.
Ainda conforme Vieira, o Brasil tem muito a contribuir com essa genética para que possa produzir leite de maior qualidade para a população em geral. Além disso, o país está contribuindo para a exportação dessa genética para outros países, até mesmo para a Índia, que é a origem dessa raça. "Eles estão vindo buscar o sêmen aqui pela evolução que o Brasil está tendo", disse. O gado, segundo o zootecnista, mudou com o melhoramento genético, e o aparecimento de leite que não causa alergia, te se tornado o foco da população. "Já tem grandes fazendas onde todos os gados produzem só leite A2A2", pontuou.
O diferencial do Gir Leiteiro além do leite A2A2
O Gir Leiteiro é reconhecidamente o zebuíno de maior produtividade leiteira em clima tropical. A raça vive um momento de destaque por apresentar características adequadas, oportunas e peculiares para alcançar crescentes níveis de progresso na pecuária leiteira mundial.
Por ser uma raça originária da Índia, um país tropical, e com muitas semelhanças das condições edafo-climáticas brasileiras, o Gir Leiteiro encontrou no Brasil ambiente propício para expressar seu potencial na produção de leite. A raça caracteriza-se pela resistência a endo e ectoparasitas. Outra característica é o sistema termorregulador que permite que a vaca tolere altas temperaturas sem entrar em estresse térmico, comum em outras raças leiteiras, principalmente as europeias. Tem grande capacidade de converter pastagens em leite, tornando o custo de produção da atividade mais baixo do que os animais confinados. Por apresentar maior rusticidade e resistência a raça dispensa a grande utilização de medicamentos e carrapaticidas que deixam resíduo no leite.
Fonte: ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Leia mais sobre:
leite,
agroponte,
alergicos.
Tecnologia e Inovação
Edição 2022
Agronegócio
JGFilhos
Fotos e fatos
Tecnologia e Inovação