Tecnologia ambiental

Casan promove capacitação e reforça compromisso com a qualidade da água

Treinamento foi oferecido com apoio da Gerência da Universidade Corporativa (GUC)

Por Redação Engeplus

Em 01/04/2025 às 15:20
imagem da noticia
Foto: Acervo/CASAN

Em uma parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental (LANAE-SENAI), a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) realizou uma capacitação direcionada a seus profissionais que atuam na coleta de amostras de água e efluentes em todo o Estado.

Os treinamentos envolveram todas as unidades laboratoriais da Casan espalhadas por Santa Catarina, atualizando profissionais dos Setores de Controle de Qualidade de Água e de Esgoto Sanitário, que são responsáveis por realizar esse trabalho técnico em campo. Os encontros foram realizados em Rio do Sul, Chapecó, Criciúma e Florianópolis.

Ministrada pelo professor Bruno Hass, especialista em serviços tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, a capacitação permitiu atualização de procedimentos técnicos, reforçando os cuidados essenciais durante a coleta das amostras para garantir que todas as análises realizadas nos laboratórios da Companhia continuem seguindo os padrões de qualidade.

A amostragem é o processo de coleta de porções de água de rios, estações de tratamento, poços ou até mesmo da rede de distribuição. Essas amostras são encaminhadas para análise em laboratório, ajudando a monitorar a qualidade da água que chega até a população e a verificar o impacto ambiental de efluentes (resíduos líquidos) descartados no meio ambiente.

"A água é um bem essencial à vida e precisa ser cuidada com responsabilidade em todas as etapas, desde a captação até a entrega ao consumidor. Esse cuidado começa com uma amostragem bem feita", destaca o químico Felipe Cassini, responsável pela Divisão de Políticas de Qualidade da Água da Casan.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Organizada pela Divisão de Políticas de Qualidade da Água, setor ligado à Gerência de Políticas Operacionais (GPO/DIPOQ), a capacitação foi oferecida com apoio da Gerência da Universidade Corporativa (GUC), reforçando o compromisso da Casan em manter a qualidade da água consumida pela população e a preservação dos recursos hídricos catarinenses.

Acervo/CASAN

Leia mais sobre:

casan,

Tecnologia ambiental.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Ambiente