Criciúma

Prefeitura de Criciúma aprova projeto do complexo automobilístico; obras devem iniciar em setembro

Com investimento de R$ 15 milhões, projeto foca turismo, educação e sustentabilidade

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 16/06/2025 às 16:12
imagem da noticia
Foto: ADCA produtora/Especial Engeplus

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 16, que o governo municipal aprovou o projeto do complexo automobilístico, que estará localizado na região da Quarta Linha, ao lado da empresa Dexco (apenas referência), próximo à BR-101, facilitando o acesso de competidores e visitantes.

A estrutura, que contará com pistas para diversas modalidades e projetos voltados à educação e ao turismo, terá um investimento inicial superior a R$ 15 milhões. A primeira parte do projeto — a pista de off-road — já está funcionando. A próxima etapa, prevista para iniciar em setembro, será a construção da pista de asfalto, desenvolvida com apoio de arquitetos renomados e com foco na sustentabilidade. “Será uma pista com o mínimo de resíduos possíveis, inovadora, e pensada com respeito ao meio ambiente”, destacou Thiago Freitas, um dos idealizadores do empreendimento.

O complexo será voltado a diversas modalidades automobilísticas, como kart, drift, Hotlap (competição com carros de rua), além de motos. A ideia é criar um verdadeiro ecossistema do automobilismo, que una esporte, educação e impacto social. “Nossa missão é construir um novo polo turístico. Queremos democratizar o esporte, que hoje ainda é muito caro. Pensamos em criar uma escolinha de pilotagem, escola de engenharia, de mecânica e projetos sociais em parceria com instituições de ensino”, acrescentou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Segundo Freitas, o projeto nasceu em 2019 e passou por outras cidades, como Siderópolis e Araranguá, até encontrar em Criciúma o local ideal, próximo à BR-101. A estrutura também receberá grandes eventos, como o Campeonato Catarinense de Gaiolas, o Desafio Brasil de Caminhonetes e provas de arrancada de caminhões.

A prefeitura de Criciúma já aprovou o projeto, e o prefeito confirmou o apoio institucional. “Será um grande complexo esportivo. Inclusive, estaremos recebendo o empresário João Paulo Freitas na próxima semana para entregar um título de reconhecimento. Esse será também um instrumento turístico para nossa cidade, que servirá de exemplo para muitos outros projetos”, afirmou o prefeito.

Apesar de ainda não haver uma parceria formalizada entre o setor público e o empreendimento, novas reuniões com a prefeitura estão previstas. O foco principal, segundo os idealizadores, é criar em Criciúma uma verdadeira cultura do automobilismo, capaz de transformar a cidade em referência nacional.

 Entenda o projeto 

O projeto do complexo automobilístico contará com: pistas de asfalto (kart, drift); pistas off-road (terra); área de eventos corporativos e sociais; espaço de lazer para toda a família; centro de treinamento automobilístico para iniciantes a profissionais, famílias e empresas. 

O que já tem no espaço? 

-Pista off-road (velocross, obstáculos).

-Área de eventos (tendas e food trucks).

-Espaço de camping e lazer.

Ainda em 2025, os donos do projeto iniciarão a pista de arrancada, pista off-road (trilhas, enduro) para o término em 2026. 

Para o futuro 

-Pista de drift.

-Kartódromo (recreação e competição).

-Área de eventos (camarotes, arquibancadas).

-Centro de Treinamento Automobilístico.

-Padrões de segurança, acessibilidade e sustentabilidade.

Confira abaixo as competições que acontecerão ainda em 2025 no local: 

Leia mais sobre:

criciuma,

complexo automobilístico.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral